Veterano salva Austrália e encerra sonho de Copa de seleção síria

Crédito: Rick Rycroft/Associated Press Seleção da Síria foi derrotada por 2 a 1 pela Austrália, em Sydney, nesta terça (10)
Seleção da Síria foi derrotada por 2 a 1 pela Austrália, em Sydney, nesta terça (10)

DE SÃO PAULO

Uma das histórias mais emblemáticas das Eliminatórias chegou ao fim nesta terça-feira (10). País que vive uma guerra civil, a Síria se despediu do sonho de jogar a Copa do Mundo ao ser derrotada por 2 a 1 pela Austrália, em Sydney, em jogo pelos playoffs da Ásia. Agora os australianos enfrentarão o quarto colocado da Concacaf na repescagem em novembro.

Com 37 anos, Tim Cahill se tornou o grande herói australiano ao marcar o gol na prorrogação que garantiu o sofrido triunfo. O jogador já havia marcado no tempo normal, que terminou em 1 a 1.

Depois de um empate na partida de ida disputada na Malásia, a Síria surpreendeu a Austrália logo aos 6 minutos do primeiro tempo, quando Omar Al Somah abriu o placar no ANZ Stadium, em Sydney.

Um susto que logo foi amenizado pelo veterano Tim Cahill, que aos sete minutos mais tarde igualou o marcador. O placar era o mesmo do jogo de ida, o que deixava o confronto totalmente em aberto.

Diante de 42 mil torcedores, a Austrália passou a dominar completamente o jogo. Ao final do primeiro tempo, a Síria tinha apenas dois chutes ao gol, contra oito do time local.

O cenário não se alterou para a segunda etapa, quando outro personagem da seleção síria passou a se destacar: o goleiro Ibrahim Alma, que em sua melhor intervenção evitou o gol de Tom Rogic à queima-roupa.

Na prorrogação, a situação síria se complicou quando Mahmoud Al Mawas foi expulso logo aos 4 minutos. A pressão só chegou ao fim aos 4 minutos da segunda etapa, quando Cahill marcou e garantiu a suada vitória.

Porém, ainda teve tempo para um susto. No último minuto do tempo extra, o sírio Omar Al Somah cobrou uma falta na trave. O empate garantiria os sírios na próxima fase da repescagem mundial.

A Austrália conhecerá seu adversário na repescagem nesta terça-feira. Estados Unidos, Panamá e Honduras são os possíveis adversários na busca por uma vaga na Copa do Mundo.

A Síria, por sua vez, se despede depois de uma campanha que emocionou o mundo. Sem poder jogar no país, que vive uma guerra civil desde 2011, o time mandou seus jogos na Malásia e conseguiu uma classificação emocionante para os playoffs ao garantir o terceiro lugar de seu grupo com um gol nos acréscimos. O time foi muito aplaudido pela torcida australiana presente no estádio. O país segue sem disputar uma Copa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.