Pôster oficial da Copa do Mundo de 2018 homenageia goleiro russo Yashin

Crédito: Mladen Antonov/AFP Pôster oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia
Pôster oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia

ALEX SABINO
SERGIO RANGEL
ENVIADOS ESPECIAIS A MOSCOU

A Fifa apresentou nesta terça (28) o pôster oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O desenho, feito pelo artista russo Igor Gurovich, é uma homenagem ao goleiro soviético Lev Yashin, um dos maiores da história do futebol na posição.

O pôster foi apresentado em evento realizado na estação de metrô Electrodepov Presnia, em Moscou. O lançamento fez parte da agenda preparatória para o sorteio dos grupos, que acontece na próxima sexta (1º).

"Nós queremos que a Copa tenha a imagem do atleta russo e por isso escolhemos Yashin. Ele é um símbolo para nós", afirmou o vice-primeiro-ministro da Rússia e chefe do comitê organizador da Copa do Mundo, Vitaly Mutko.

Yashin disputou os Mundiais de 1958, 1962 e 1966 pela União Soviética. Com ele na equipe, a seleção obteve os melhores resultados de sua história. Ficou em quarto na Copa de 1966. Venceu a Eurocopa de 1960 e foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956.

A imagem do pôster mostra Yashin defendendo a bola com apenas uma mão, usando o uniforme preto que lhe deu o apelido de "aranha negra".

Também estavam presentes Eugeny Lovchev, que atuou com Yashin na seleção, a viúva do goleiro, Valentine e o atual goleiro titular da equipe russa, Igor Akinfeev. A mulher de Yashin assinou um pôster e deu de presente para Akinfeev.

"Todos lembram dele pelo goleiro espetacular que foi. Eu quero chegar perto, o que é muito difícil", disse o goleiro.

SEM EUFORIA

A pouco mais de seis meses para o início do torneio, as autoridades russas tentam animar a população para o Mundial. No centro da capital, é difícil encontrar souvenires que remetam à Copa do Mundo. Os funcionários públicos não parecem preparados para dar informações sobre o evento.

O centro de mídia foi aberto nesta terça, apesar de estar inacabado. Localizado no sexto andar do Palácio do Kremlin (sem elevador), o espaço estava em obras enquanto os jornalistas circulavam. Havia pressa porque, além do sorteio, a Fifa e o comitê organizador planejam uma série de eventos no local.

Mutko considera que tudo está correndo dentro do cronograma. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.