Copa São Paulo incha ano após ano, mas vê domínio restrito a 4 clubes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Rubens Cavallari - 25.jan.2017/Folhapress COMEMORAÇÃO CORINTHIANS Corinthians e Batatais pela final da Taça São Paulo de futebol juniores no estádio Paulo Machado de Carvalho no Pacaembu
Atletas do Corinthians comemoram o título da Copa São Paulo conquistado contra o Batatais

LUIZ COSENZO
DE SÃO PAULO

Com a participação de 128 equipes, o maior número desde 1969, quando foi realizada pela primeira vez, a Copa São Paulo de futebol júnior, campeonato sub-20, começa nesta terça-feira (2).

A partir de 2009 a competição viu o número de participantes aumentar ano a ano, com exceção dos torneios de 2011 e 2015, que mantiveram o número de clubes das edições anteriores, 92 e 104 times, respectivamente.

Nos últimos nove anos, o número saltou de 88 para 128 –aumento de 45,45%.

Apesar do inchaço, a competição teve apenas quatro clubes campeões neste período: Corinthians, Santos, Flamengo e São Paulo.

O time do Parque São Jorge, atual campeão, faturou quatro dos seus dez títulos após 2009. Já Santos e Flamengo ganharam dois. O São Paulo venceu uma vez.

Entre 2000 e 2008, a Copa São Paulo teve entre 64 e 88 clubes participantes. Neste período, foram oito vencedores diferentes: São Paulo, Roma Barueri, Portuguesa, Santo André, Corinthians, América-SP, Cruzeiro e Figueirense. O único clube campeão duas vezes foi o Corinthians, que faturou a taça nos anos de 2004 e 2005.

Desta vez, os 128 clubes estão divididos em 32 chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, que será disputada em jogo único. As outras etapas do campeonato seguem o mesmo modelo até a final, marcada para o dia 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo.

Na edição deste ano, a competição não terá times estrangeiros pela primeira vez desde 2015. Nas duas últimas temporadas, o torneio contou o Pérolas Negras, do Haiti.

O primeiro clube paulista considerado grande que entrará em campo será o Santos, que pega o América-RN, nesta terça, às 19h15, em Novo Horizonte. No mesmo dia, o Palmeiras encara o Luverdense às 21h30, em Taubaté.

A equipe alviverde busca o título inédito da competição. É o único clube entre os quatro principais de São Paulo que ainda não foi campeão.

O São Paulo estreia na quarta-feira (3), quando enfrenta o Cruzeiro-DF, às 19h15, em Ribeirão Preto. Já o Corinthians joga contra o Corumbaense-MS, na quinta-feira (4), às 21h30, em Araraquara.

NA TV
Santos x América-RN
19h15 SporTV

Erramos: o texto foi alterado
O número de clubes que disputam a Copa São Paulo aumentou 45,45% entre 2009 e 2018, não 69%.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.