Alisson quer ser o goleiro brasileiro mais jovem a ganhar a Copa do Mundo

Crédito: Carl Recine/Action Images via Reuters SAO PAULO/SP BRASIL. 17/12/2017 Show de Pablo Vittar em uma loja na Rua Augusta.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, ILUSTRADA)***EXCLUSIVO***
Alisson orienta defesa da seleção durante amistoso contra a Inglaterra

LUÍS CURRO
DE SÃO PAULO

De 1930, no Uruguai, a 2014, no Brasil, 20 Copas do Mundo foram realizadas. Dos 20 goleiros titulares campeões, apenas um, o alemão Illgner, tinha menos de 25 anos à época da conquista, na Itália-1990.

Essa é a idade com que Alisson estará no Mundial da Rússia, no ano que vem. Na primeira Copa do Mundo, em 1930, o uruguaio Ballestrero estava com 25 anos ao erguer a taça.

O mais velho campeão mundial na posição é o italiano Zoff, que tinha 40 anos no Mundial da Espanha, em 1982.

A média de idade dos goleiros ao ganhar a Copa é de 29,4 anos.

"Vou trabalhar muito para quebrar essa estatística e depois esperar que ela conspire a meu favor se eu ainda estiver na seleção [na Copa de 2022, no Qatar]", diz Alisson, dando risada.

"A média de idade dos grandes goleiros vencedores de Copa do Mundo é um pouco mais alta pois, principalmente no passado, se contava muito com goleiro experiente. Hoje o futebol vem se renovando e há muitos goleiros jovens nas seleções, muitos que têm a minha idade."

Entre os goleiros brasileiros campeões, Gylmar tinha 27 anos na Suécia-1958 e 31 no Chile-1962; Félix estava com 32 no México-1970; Taffarel, com 28 nos EUA-1994; e Marcos, com 28 na Coreia/Japão-2002.

"Espero que eu seja feliz nessa Copa do Mundo, é uma coisa que eu anseio muito na minha vida. Anseio muito trazer esse título, essa alegria para todos os brasileiros", completou Alisson.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.