Hernanes anuncia saída do São Paulo, mas diz que conversará com chineses

Crédito: Divulgação/Rubens Chiri /saopaulofc.net Hernanes durante jogo do São Paulo contra o Avaí, pelo Brasileiro-2017
Hernanes durante jogo do São Paulo contra o Avaí, pelo Brasileiro-2017

DE SÃO PAULO

O meia Hernanes, 32, anunciou nesta sexta (5) que terá que voltar ao seu clube na China, o Hebei Fortune. Com isso, o treinador Dorival Júnior terá que quebrar a cabeça para encontrar o substituto do jogador no elenco.

A equipe chinesa pediu a volta antecipada do jogador, que estava emprestado ao São Paulo até o final de junho. No contrato entre as equipes existe cláusula que obriga o retorno do atleta à China caso o clube requeira.

"Só foi assinado esse contrato de empréstimo devido a essa cláusula que hoje o clube exerceu. Eles queriam apenas seis meses e o São Paulo queria um empréstimo de um ano. Para ser viável, foi acrescentada essa cláusula [de possibilidade de retorno]. Desde lá, o São Paulo tem tentado de todas as formas me manter aqui", explicou Hernanes, que ainda tentará convencer os dirigentes chineses para permanecer no Morumbi, possibilidade considerada remota pela diretoria são-paulina. Ele se apresenta ao seu time no domingo (7).

O jogador tinha o objetivo de continuar no Brasil para ter mais visibilidade e buscar uma possível convocação para a Copa do Mundo.

"Se eu estivesse aqui atuando, nesses dois meses, acredito que teria mais visibilidade para a seleção brasileira. Indo para lá, com o campeonato começando somente em março, só terei amistosos ou torneios não oficiais. Mas eu acho o seguinte: minha trajetória, minhas qualidades, o Tite bem conhece e já falou isso", disse o jogador em coletiva.

Hernanes foi o principal destaque da equipe tanto dentro quanto fora de campo na campanha de recuperação do clube no Brasileiro de 2017.

Quando o meio-campista foi contratado o São Paulo ocupava o 18º lugar e tinha média de um gol por jogo.

Ele estreou dez dias depois e se encaixou no esquema 4-1-4-1 utilizado por Dorival Júnior, colaborando na marcação, na armação das jogadas e até em gols -foi o goleador do time no Campeonato Brasileiro, com nove gols em 19 partidas disputadas.

Com Hernanes em campo, o São Paulo teve 50,8% de aproveitamento. Sem, o desempenho caiu para 36,8% -semelhante ao Avaí e Coritiba, que foram rebaixados para a Série B do Nacional.

"Lógico que eu esperava um acréscimo [com Hernanes], mas não neste nível. Ele acrescentou em todos os aspectos e foi uma surpresa positiva, principalmente pelo profissional que é. Ele seria um jogador importante para 2018", disse Dorival em entrevista à Folha em novembro.

Sem Hernanes, o treinador são-paulino tem como opções para o setor Shaylon, 20, utilizado como titular nas últimas três partidas de 2017, quando o meio-campista estava entregue ao departamento médico, e o argentino Jonathan Gómez, 28, escalado antes da chegada do meia.

NEGOCIAÇÕES

O diretor de futebol do São Paulo, o ex-jogador Raí, comentou sobre a situação do atacante Lucas Pratto, que deve receber uma proposta do River Plate, da Argentina.

"Vamos levar em conta o profissionalismo dele, a vontade, mas também demonstrando a importância que esse jogador tem para todo o grupo do São Paulo, dentro e fora de campo", afirmou Raí.

Ele falou também sobre a negociação com o meia-atacante Diego Souza, do Sport.

"Está bem avançada e é um grande jogador, que temos interesse. Existem vários nomes e possibilidades", disse o dirigente sobre o atleta que já atuou por Palmeiras e Vasco.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.