Comissão eleitoral do Corinthians impugna candidatura de Citadini

Crédito: Bruno Poletti - 28.mai.2014/Folhapress Antonio Roque Citadini está impedido de concorrer à presidência do Corinthians
Antonio Roque Citadini está impedido de concorrer à presidência do Corinthians

DO UOL
DE SÃO PAULO

A comissão eleitoral do Corinthians decidiu na noite desta segunda-feira (15) impugnar a candidatura de Antonio Roque Citadini, da chapa "Corinthians Mais Forte", para o pleito para presidente do clube no próximo dia 3.

A impugnação ocorreu porque Citadini é conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O candidato deve ser notificado ainda na noite desta segunda-feira sobre a decisão da comissão eleitoral, ele irá recorrer.

"A Constituição da República, em seu artigo 95, parágrafo único, inciso I, veda aos Magistrados, o exercício, ainda que em disponibilidade, de outro cargo ou função, salvo uma de magistério, com o escopo de lhes assegurar uma atuação autônoma e independente", justificou a comissão em documento.

Após a decisão, a chapa "Corinthians Mais Forte" divulgou nota repudiando a impugnação e defendendo a candidatura de Citadini.

Segundo a chapa, a comissão eleitoral deveria se "ater a analisar os requisitos pertinentes a candidatura que estão prescritos apenas no Estatuto". No comunicado, o grupo afirma ainda que, se Citadini não pode exercer a função de presidente do Corinthians por ser conselheiro do TCE, Guilherme Strenger, presidente do Conselho Deliberativo, que autorizou a impugnação da sua chapa, também não poderia exercer seu cargo, já que é desembargador.

"Cumpre destacar que o Excelentíssimo Desembargador Strenger foi o presidente da Comissão Eleitoral nas últimas eleições do Corinthians, em 2015. Naquela eleição, Citadini também foi candidato e, estando em situação estatutária e legal idêntica à deste pleito, nada lhe foi objetado", lembra a nota.

CASO DE SÓCIOS ANISTIADOS

Os candidatos Andrés Sanchez e Paulo Garcia também correm o risco de impugnação, mas por outro motivo. O fato está ligado aos sócios anistiados no clube no começo do mês passado.

A decisão deve ocorrer ainda nesta semana, pois a dupla não havia sido notificada e, portanto, não teve tempo para elaborar a defesa –eles terão três dias para isso.

Em dezembro, 845 sócios do Corinthians que reativaram seus títulos com desconto foram proibidos de votar.

A anistia dada a sócios havia sido determinada por Eduardo Caggiano, diretor administrativo do clube, que também assinou documento como coordenador de campanha de Andrés Sanchez, candidato à presidência.

A iniciativa foi invalidada pela comissão eleitoral a pedido do candidato Romeu Tuma Jr. O outro à presidência do Corinthians é Felipe Ezabella.

Sanchez é o nome da situação. Seu grupo político, "Renovação e Transparência", está no poder desde 2007.

Erramos: o texto foi alterado
A candidatura de Roque Citadini foi impugnada devido a seu cargo como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, não por suposto envolvimento no caso dos sócios anistiados
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.