Médico surpreende e, com apoio de Eurico, é novo presidente do Vasco

Crédito: Paulo Fernandes/Vasco.com.br SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-01-2018, 22h00: Bloco Acadêmicos Do Baixo Augusta, promove festa de pré-Carnaval. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
Alexandre Campello, novo presidente do Vasco, que ocupará o cargo até 2021

SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O médico Alexandre Campello foi fundamental para a vitória da chapa de Julio Brant na eleição dos sócios do Vasco em novembro.

Depois de se desentender publicamente com o antigo aliado nos últimos dias e ser acusado de "traição", Campello foi eleito na madrugada desta sábado (20) pelo Conselho Deliberativo do Vasco presidente do clube.

Derrotado nas urnas por Brant, Eurico Miranda foi decisivo para a vitória histórica do médico.

Nunca um dirigente eleito pelos sócios tinha perdido no conselho.

Por 154 votos contra 88, Campello derrotou Julio Brant, seu aliado na chapa "Frente Vasco Livre". Brant era o presidente da chapa vencedora em novembro.

"O que aconteceu foi uma vergonha, uma mancha na história do clube. Em seus 120 anos jamais aconteceu de a vontade do sócio que representa a voz de milhões de vascaínos espalhados pelo mundo ser desrespeitada no conselho", lamentou Brant, que não soube articular nos bastidores a sua eleição no órgão.

Segundo o estatuto do clube, a chapa vencedora da eleição tem direito a 120 assentos na escolha do presidente pelo órgão. O conselho é composto por 300 conselheiros. Já o derrotado (Eurico Miranda) conta com 30 votos no órgão. Os 150 assentos restante são preenchidos pelo conselheiros natos (beneméritos).

Depois de se desentender com Brant nos últimos dias, Campello rompeu com o antigo aliado e praticamente rachou a chapa vencedor nas urnas em novembro. No início da sessão, o médico contava com o apoio de pelo menos 50 dos 120 votos da chapa vencedora.

Campello alegava ter sido excluído por Brant da formação da equipe que administraria o clube. O médico queria ser vice de futebol, mas o aliado não aceitou.

"Essa é uma vitória da oposição do Vasco. Não haverá a participação do Eurico [Miranda] na nossa administração. Não existe acordo", disse o médico, durante a comemoração da vitória.

A eleição foi tumultuada. O policiamento teve que ser reforçado na sede náutica do clube, na Lagoa, zona sul do Rio.

Apoiadores de Brant e Campello protestaram antes mesmo do início da eleição. A polícia foi obrigada a lançar gás de pimenta para conter os ânimos.

Apesar de negar participação de Miranda na sua administração, o presidente do Vasco foi decisivo para a vitória do médico.

"Ainda vou durar muito tempo, não vão me ver fora do Vasco. Não há hipótese de ser derrotado aqui", comemorava o dirigente de 73 anos. Ele disse que vai tentar se eleger presidente do Conselho de Beneméritos.

GRITOS DE EURICO

Brant perdeu prestígio com os conselheiros ao entrar em confronto com o presidente no dia 12.

Na ocasião, ele registrou um boletim de ocorrência na DRCI (Delegacia de Repressão contra Crimes de Informática) contra Miranda baseado em informações obtidas "através das redes sociais".

O então presidente do Vasco foi acusado de permitir que equipamentos esportivos e aparelhos de informática fossem levados do clube. Brant disse ainda que Miranda está negociando jogadores com outros clubes em prejuízo à equipe de São Januário.

Miranda negou as acusações e as chamou de "fake-news".

A partir daí, Miranda começou articular com os beneméritos apoio a candidatura de Campello, que ainda não existia.

Quando o médico foi anunciado como presidente na madrugada de sábado, os conselheiros comemoram a vitória com gritos de "Eurico".

"Infelizmente, o maior vitorioso da noite foi o Eurico Miranda. Tenho que reconhecer", disse Brant, após a derrota.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.