Assessor de clube russo é punido por racismo contra jogadores brasileiros

Crédito: Ivan Sekretarev/Associated Press Brasileiro Fernando foi um dos alvos da brincadeira que rendeu punição ao assessor do Spartak
Brasileiro Fernando foi um dos alvos da brincadeira que rendeu punição ao assessor do Spartak

DE SÃO PAULO

O Comitê de Ética da União Russa de Futebol decidiu multar em 20 mil rublos (R$ 1,2 mil) o assessor de imprensa do Spartak Moscou Leonid Trachtenberg por causa de postagem no Twitter feita no último dia 13 na qual compara os jogadores brasileiros Fernando, Luiz Adriano e Pedro Rocha com chocolate derretendo no sol durante exercício na intertemporada do clube nos Emirados Árabes Unidos.

O jogador russo Georgi Djikiia, que faz a comparação no vídeo, recebeu uma advertência da União Russa.

Tanto o assessor quanto o atleta têm três dias para recorrer da sanção.

"Em nosso trabalho, nunca tivemos de lidar com uma situação como esta. O advogado do Spartak e o assessor Leonid Trachtenberg participaram do encontro e admitiram o erro por terem publicado tal material", disse Semen Andreev, chefe do Comitê de Ética.

"Claro que o assessor de imprensa é responsável por isso", completou.

No ano passado, em um desfile ocorrido em Sochi antes da Copa das Confederações, camaroneses foram retratados por russo com o rosto pintado de preto. Um deles, tinha um cacho de banana no pescoço.

A Fifa já informou que na Copa do Mundo, árbitros terão o poder de paralisar as partidas caso haja algum problema de racismo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.