Em Melbourne, Halep e Wozniacki brigam por 1º título de Grand Slam

Crédito: Greg Wood/AFP Simona Halep saca na vitória sobre Angelique Kerber pelas semifinais do Aberto da Austrália
Simona Halep saca na vitória sobre Angelique Kerber pelas semifinais do Aberto da Austrália

DA AFP
DO UOL

A romena Simona Halep, líder do ranking mundial, e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, segunda colocada na classificação da WTA (Associação de Tênis Feminino), se classificaram nesta quinta-feira (25) para a final do Aberto da Austrália. Com isso, além do título de Grand Slam, inédito na carreira das duas, a vencedora ainda sairá como líder do ranking que será divulgado na próxima segunda-feira (29).

Nas semifinais do Grand Slam disputado em Melbourne, Halep, 26, derrotou a alemã Angelique Kerber, 16ª do mundo, em uma batalha de três sets, com parciais de 6/3, 4/6 e 9/7, depois de salvar dois match points.

No décimo game do terceiro set, Halep desperdiçou, durante o seu saque, duas chances de definir a partida em 6/4.

"Foi muito duro, ainda estou tremendo. Disputar duas partidas como esta, no mesmo torneio, não é fácil", declarou a tenista romena.

Na terceira rodada, Halep salvou três match points e derrotou a americana Lauren Davis por 15 a 13 no terceiro set, em uma maratona de mais três horas e 40 minutos de jogo. Apenas a terceira e decisiva parcial durou mais de duas horas e 20 minutos.

Se a romena voltou a sobreviver em uma maratona, Wozniacki teve mais facilidade para ir à final. Nesta quinta-feira, ela superou a belga Elise Mertens, 37ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-2).

A final, disputada na manhã deste sábado (27), será a oportunidade para as duas tenistas conquistarem pela primeira vez um torneio Grand Slam.

Cada uma disputou duas finais na carreira. Halep perdeu as finais de Roland Garros em 2014 e 2017, enquanto Wozniacki foi derrotada nas decisões do Aberto dos Estados Unidos em 2009 e 2014.

Crédito: Thomas Peter/Reuters Caroline Wozniacki comemora vitória sobre Elise Mertens nas semifinais do Aberto da Austrália
Caroline Wozniacki comemora vitória sobre Elise Mertens nas semifinais do Aberto da Austrália

MASCULINO

Depois de vencer Rafael Nadal nas quartas do Aberto da Austrália, o croata Marin Cilic entrou em quadra como favorito na semifinal e não decepcionou. Com o controle do jogo desde o primeiro set, o cabeça de chave número seis derrotou a sensação britânica Kyle Edmund por 3 a 0, parciais de 6/2, 7/6 (7-4) e 6/2 e avançou para decisão em Melbourne.

Será a primeira decisão de Aberto da Austrália de Cilic, que antes tinha como principal resultado a semifinal de 2010. Campeão do Aberto dos Estados Unidos de 2014, o croata busca seu segundo título de Grand Slam. Ele ainda foi finalista de Wimbledon em 2017.

Na decisão, Cilic enfrentará o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o sul-coreano Hyeon Chung, que jogam na manhã de sexta-feira (26). Federer foi o algoz de Cilic na decisão de Wimbledon.

Para Kyle Edmund, o saldo em Melbourne é positivo. O tenista chegou ao primeiro Grand Slam do ano na 49ª colocação do ranking da ATP e dará um grande salto na atualização de segunda-feira. Além disso, o destaque no torneio o fez ganhar visibilidade e virar a nova sensação britânica da modalidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.