Descrição de chapéu tênis

Wozniacki tenta coroar volta por cima com taça inédita

Crédito: Issei Kato/Reuters Caroline Wozniacki após o jogo contra Elise Mertens na semifinal
Caroline Wozniacki após o jogo contra Elise Mertens na semifinal

DE SÃO PAULO

Caroline Wozniacki, 27, terá neste sábado (27), a partir das 6h30 (de Brasília), a oportunidade de espantar o incômodo status de única tenista entre as dez que mais vezes lideraram o ranking mundial que nunca conquistou um título de Grand Slam.

Em Melbourne, a número dois do ranking enfrentará na final do Aberto da Austrália Simona Halep, 26, atual líder da lista da WTA (Associação de Tênis Feminino) e outra que ainda não conquistou um dos quatro principais torneios de tênis do mundo.

A romena, porém, acumula pouco tempo na ponta, 16 semanas, enquanto Wozniacki passou 67 semanas na liderança, entre novembro de 2010 e janeiro de 2012.

Esta será a terceira final de Grand Slam da tenista dinamarquesa, que perdeu as decisões de 2009 e 2014 do Aberto dos Estados Unidos.

Se levantar a taça agora, não apenas acabará com esse tabu, como "roubará" da adversária o primeiro posto do ranking mundial.

Para muitos analistas, Wozniacki é uma das melhores da história sem título de Grand Slam. E alguns números mostram isso. Ao longo da carreira, a dinamarquesa já faturou 27 taças e soma 579 vitórias contra 231 derrotas ao longo da carreira.

"Apesar de nunca ter ganho, ela já mostrou que é uma jogadora de chegada e que teve muitos outros títulos", analisou o ex-tenista e atual comentarista da ESPN Fernando Meligeni.

Uma conquista na Austrália selaria de vez a volta por cima de Wozniacki. Desde que deixou o primeiro lugar do ranking mundial, há seis anos, ela sofreu diversas lesões: no joelho, pé, tornozelo, punho, ombro e costas.

Em 2016, teve um de seus piores anos e despencou para a 74ª posição do ranking.

Pouco a pouco, foi melhorando e retornou ao top 10 em junho do ano passado.

"Ela [Wozniacki] precisou mudar muito e se tornar mais agressiva, pois o circuito está ficando cada vez mais rápido. Não vejo como uma jogadora mais completa do que antes, apenas mais agressiva", analisou a ex-tenista brasileira Andrea Vieira.

"Eu sempre acreditei em mim. Esses períodos em que sofri lesões foram duros mentalmente. Mas consegui superá-los. Sei que com trabalho duro, meu jogo é bom o suficiente para me levar longe", disse Wozniacki, que na segunda rodada contra a croata Jana Fett salvou dois match points e reverteu uma desvantagem de 5 a 1 no terceiro set para vencer.

"Não importa o que acontecerá no sábado. Ganhando ou perdendo, estarei muito orgulhosa do meu esforço longo destas duas semanas".

Na quinta-feira (25), na semifinal, Wozniakci superou Elise Mertens (37ª) por 2 a 0 (6/3 e 7/6). Halep passou pela alemã Angelique Kerber (16ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 9/7.

O jogo de sábado será o sétimo entre Wozniacki e Halep. A dinamarquesa leva vantagem, com quatro vitórias. Wozniacki venceu o último jogo, na primeira rodada das Finais da WTA de 2017.

NA TV
S. Halep x C. Wozniacki
6h30 (de sábado), ESPN

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.