Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 05h00

Brasileiro vira espião e revela que seleção do Zimbábue é ofensiva

Publicidade

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Uma equipe de tradição ofensiva, empurrada por 70 mil torcedores que devem lotar o Estádio Nacional de Harare, espera o Brasil dia 2 ou 3 de junho, no Zimbábue, em um amistoso. A data da partida ainda não foi definida pela CBF.

A previsão é de José Claudinei Georgini, 62, o Valinhos, provavelmente o único brasileiro familiarizado com o futebol zimbabuano. Entre janeiro e novembro de 2008, ele treinou a seleção local, tentando, sem sucesso, uma vaga na Copa de 2010.

"É um futebol ofensivo, que joga para a frente, no ataque. Contra o Brasil, certamente vão ter que se fechar mais um pouco. Mas não é uma seleção que joga na retranca", declarou Valinhos, hoje assistente do técnico Joel Santana no Botafogo.

O time não tem muito refino no toque de bola e prefere os lançamentos em profundidade, típicos da escola inglesa. "A Inglaterra colonizou o Zimbábue e deixou uma marca. Tem muito chute para a frente, algo que eu tentei mudar quando estava lá", disse.

A estrela do time é Benjani, atacante de 31 anos que é reserva do Manchester City. A dúvida é saber se a equipe que enfrentará o Brasil será formada só por jogadores locais ou se estrangeiros participarão do amistoso.

"Na minha época, já era uma equipe envelhecida. Há um problema sério de lá que é a formação de jogadores na base. Algo que ainda não foi resolvido", avalia Valinhos.

Segundo ele, levar o Brasil para jogar no Zimbábue é um sonho antigo da federação local e do governo do ditador Robert Mugabe, há 30 anos no poder. "Quando eu estava lá, diziam que iriam reformar o estádio nacional e que colocariam 70 mil torcedores para receber o Brasil. O africano é louco pela seleção brasileira", declarou o ex-técnico.

Valinhos afirma que nunca teve problemas de interferência política em seu trabalho, mas que Mugabe estava sempre de olho em tudo.

"A federação local é toda composta de cargos de confiança do governo. O Mugabe nos chamou para confraternizações quando o time começou a empolgar. E eu tinha que dizer para eles irem com calma, que a classificação para a Copa era difícil."

O maior problema, de acordo com o ex-treinador, é a falta de estrutura para treinamento. "Os clubes não têm dinheiro. Não há centros especializados. Os jogadores têm que treinar em campos de escolas públicas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página