Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2010 - 06h24

Jovem americana que falhou ao tentar dar volta ao mundo de barco está bem

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A adolescente americana que em janeiro iniciou uma volta ao mundo sozinha em um veleiro está sã e salva. A informação foi dada pelo pai da jovem nesta sexta-feira. Abby Sunderland, 16, estava desaparecida depois de emitir um sinal de alerta e deflagrar uma operação internacional de resgate.

"Ela se encontra bem, a bordo de seu veleiro", declarou Laurence Sunderland, pai da garota, à rede estatal australiana ABC.

Os trabalhos de resgate aéreo e marítimo para achar Abby começaram na última quinta-feira. A adolescente tentava dar a volta ao mundo sozinha a bordo do "Wild Eyes", um veleiro de 12 metros.

Segundo as autoridades marítimas internacionais, a jovem havia emitido sinais de alerta de uma zona isolada do oceano Índico, a três mil quilômetros da ilha de Reunião, acionando manualmente as balizas para informar que corria perigo.

Abby foi localizada por um avião da companhia aérea Quantas procedente de Perth, na Austrália.

"Era apenas um ponto no meio do oceano, foi muito difícil vê-la", explicou um porta-voz da agência australiana de emergência, Chris Lawson.

"O barco está flutuando, mas sem mastro, o que indica que foi atingido por uma forte onda. Ela já informou que está bem, tem o que beber e comer, e seu aquecedor está funcionando", completou Lawson. Um navio francês, que está próximo do local, deve socorrer Abby neste sábado.

A jovem saiu da Califórnia em janeiro. Sua viagem foi criticada pela imprensa americana, que considerou o itinerário arriscado.

O irmão da jovem aventureira, Zac Sunderland, também realizou uma volta ao mundo parecida no ano passado, quando tinha os mesmos 16 anos que Abby tem hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página