Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 08h46

Prefeitura busca parceria para construir Piritubão

Publicidade

EDUARDO OHATA
EVANDRO SPINELLI
JOSÉ RICARDO LEITE
MARIANA BASTOS

DE SÃO PAULO

Após a exclusão oficial do Morumbi da Copa de 2014, o comitê paulista já começa a trabalhar com duas opções: o estádio de Pirituba e a nova arena do Palmeiras.

O prefeito Gilberto Kassab disse ontem que há seis parceiros privados estrangeiros interessados em investir no projeto de uma arena multiuso para 40 mil lugares, capacidade inferior à exigida pela Fifa para o jogo de abertura. A conclusão desta obra estaria programada só para 2016.

Caso essas empresas firmem a parceria com a prefeitura, Kassab tentará convencê-las a encurtar o período de construção e ampliar a capacidade para abrigar o jogo inaugural de 2014.

Paralelamente, o prefeito já fazia contato, antes mesmo da exclusão do Morumbi, com clubes paulistas para assumirem o Piritubão. Corinthians e Portuguesa demonstraram interesse e o Santos ainda avalia a possibilidade.

Na avaliação de membros do comitê paulista, o Corinthians, pelo tamanho de sua torcida, é o clube com mais força para catalisar investimentos para a nova arena.
O time paulista busca parceiros, mas ainda não definiu se sua futura casa será em Pirituba ou em Itaquera.

Ontem, o comitê reforçou sua posição de que não investirá verba pública em estádio e, internamente, acha pouco provável que surja alguém interessado em bancar cerca de R$ 1 bilhão em um estádio para a abertura.

Sendo assim, a nova arena do Palmeiras, que já vinha sendo impulsionada nos bastidores por setores do governo paulista, ganha força e se apresenta como opção mais viável, ainda que tenha só 45 mil lugares e, por conta disso, não possa receber a abertura, só jogos "menores".

O projeto da Arena Palestra não dependeria de verba pública pois já possui investidor --a construtora WTorre-- para bancar seu custo de R$ 300 milhões. As obras estão previstas para começar em breve. Já há, inclusive, um plano de transporte previsto para a arena.

"O Palmeiras construiu uma arena que atende às especificações da Fifa", disse ontem o presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo. "Nosso estádio vai estar pronto no fim de 2012 e estará disponível para receber os jogos da Copa, se for o caso."

O comitê paulista, Kassab, e o governador, Alberto Goldman, vão se reunir com Ricardo Teixeira após a Copa da África para apresentar essas propostas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página