Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 19h15

Bandeira rasgada em terremoto ajuda a incentivar a seleção chilena

Publicidade

DA EFE, EM NELSPRUIT

Uma bandeira chilena rasgada após o terremoto que abalou o país em fevereiro é utilizada para incentivar a seleção do país durante a Copa-2010.

Depois que um pescador a resgatou após o tsunami que arrasou a região litorânea de Talcahuano, a bandeira foi levada à África do Sul e colocada no mastro principal do complexo de Ingwenyama, local da concentração do time chileno em Neslpruit.

Símbolo do esforço e da esperança durante o terremoto, a bandeira rasgada, que foi cedida pelo pescador à ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile), está presente desde o último dia 7 em todos os treinos da seleção chilena.

A bandeira é hasteada toda manhã, às 8h, e a retirada às 18h, um ritual que foi alterado hoje. Nesta manhã, do mastro principal de Ingwenyamaba tremulava uma bandeira do Chile completamente nova e reluzente e não havia nem rastro da lembrança do terremoto, que apresenta manchas de barro e um rasgão.

Como ventava muito, a polícia chilena, por medo de que a flâmula se deteriorasse ainda mais, a substituiu por outra em perfeito estado. Mas amanhã, o símbolo deve voltar a ficar no treino da seleção.

Vitória

A bandeira rasgada viajou ontem até o estádio Mbombela, onde foi disputado o jogo contra Honduras, a pedido do presidente da ANFP, Harold Mayne-Nicholls.

Com o triunfo de 1 a 0, o Chile voltou a vencer um jogo de Copa do Mundo após 48 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página