Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 22h38

Fidel Castro coloca Argentina e Brasil entre favoritos da Copa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O ex-ditador cubano Fidel Castro disse acreditar que a Argentina, além de Brasil, Alemanha, Inglaterra e Espanha são os países com mais chances de vencer a Copa do Mundo da África do Sul que, a seu ver, serve como cortina de fumaça para graves conflitos, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira.

"Aplicando meus pouco confiáveis pontos de vista, me atrevo a considerar que entre Argentina, Brasil, Alemanha, Inglaterra e Espanha está o campeão da Copa", escreveu Fidel.

Opinou que "já não há time proeminente que não tenha mostrado suas garras de leão" e comentou que graças a pessoas como Maradona e o atacante Lionel Messi agora pode ver no futebol "mais que pessoas correndo no extenso campo de um gol ao outro".

O ex-governante, que elogiou há pouco tempo a velocidade de Messi, também referiu-se à polêmica sobre a bola oficial da Copa, a Jabulani.

"Os próprios jogadores, começando pelos goleiros, queixam-se destas novas características, mas inclusive atacantes e zagueiros também reclamam, e bastante, já que a bola é mais rápida e por toda sua vida eles aprenderam a jogar com outra", disse.

Segundo Castro, os dirigentes da Fifa, que decidem sobre o assunto em cada Copa, desta vez transfiguraram esse esporte, e são os fãs "os que o aproveitam muitíssimo".

"Até Maradona, que foi o melhor jogador de sua história, vai se resignar tranquilamente a que outros atletas marquem mais gols, a uma maior distância, mais espetaculares e com mais pontaria que ele, no mesmo gol, e do mesmo tamanho, que aquele onde sua fama alcançou um lugar tão alto", afirmou.

Castro fez seu comentário em um texto no qual adverte que "entre jogo e jogo" ninguém se ocupa das "diabólicas notícias", como o fato de as Coreias do Norte e do Sul estarem com "o dedo no gatilho", instigadas pelos Estados Unidos.

"Apenas temos tempo de respirar durante as seis horas nas quais são transmitidos [os jogos] ao vivo pela televisão", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página