Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2010 - 01h05

Em final emocionante, Lakers batem o Celtics e é bicampeão da NBA

Publicidade

de SÃO PAULO

Jogando na Califórnia, o Los Angles Lakers venceu o Celtics por 86 a 79, fechando a série final da NBA por 4 a 3. Este é o 16º título dos Lakers.

O jogo foi muito equilibrado, com o time de Boston vencendo os três primeiros períodos, graças a uma marcação apertada e boas jogadas de ataque, principalmente de Rasheed Wallace. O substituto do pivô Kendrick Perkins foi o destaque do primeiro quarto.

O time de Massachusets não se intimidou com a pressão da torcida local e acertou muitos arremessos, principalmente nos lances livres. A excelente defesa e a boa pontaria deram ao Celtics uma vantagem que obrigava o time de Los Angeles a reagir para conquistar o título.

No último quarto, o Los Angles Lakers conseguiu retribuir o apoio da torcida e inverteu o resultado devido às boas atuações do trio Pau Gasol, Ron Artest e Kobe Bryant, que até então tinha sido muito bem marcado por Ray Allen.

Os últimos minutos da partida foram emocionantes, com os dois times convertendo bolas de três pontos e elevando o nível da partida, que era fraco até então.

Kobe Bryant foi o cestinha da partida, com 23 pontos, e se igualou a Magic Johnson ao conquistar o quinto título da NBA. Ele também conseguiu 15 rebotes, fundamento que fez a diferença para a vitória do Los Angles Lakers. Ao final do jogo, Kobe foi eleito o MVP ("Most Valuable Player", ou "jogador mais valioso") pelo segundo ano consecutivo.

Um dos jogadores mais regulares dos Lakers, o pivô espanhol Pau Gasol anotou 19 pontos e 18 rebotes. O ala Ron Artest também teve boa participação e marcou 20 pontos. Pelo lado do Boston, Ray Allen, Rasheed Wallace e Rajon Rondo foram os melhores em quadra.

O técnico Phil Jackson soma 12 títulos na carreira, sendo seis com o Chicago Bulls e um como jogador pelo New York Knicks.

Como sempre, celebridades prestigiaram a vitória do Los Angeles Lakers. Estavam lá Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers, o rapper Usher e os atores Jack Nicholson, Andy Garcia, Greg Kinnear, Dustin Hoffman, Jake Gyllenhaal e Leonardo Di Caprio, além da atriz Courteney Cox Arquette, dentre outros.

Relembre as finais da NBA

As duas primeiras partidas da série foram em Los Angeles, com uma vitória para cada lado. No jogo 3, em Boston, o Los Angles Lakers venceu o Boston Celtics e tinha a chance de fechar a série no confronto seguinte.

No entanto, o Boston Celtics aproveitou a vantagem de jogar em casa, conseguiu duas vitórias consecutivas e desempatou a série mais uma vez, fazendo 3 a 2. O jogo da última terça-feira tomou caráter decisivo, mas o Los Angles Lakers voltou a jogar bem e deixou tudo igual. No jogo final, nesta quinta-feira, Lakers e Celtics fizeram um jogo com muita marcação que foi decidido nos minutos finais.

Com agências internacionais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página