Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2010 - 06h24

Fifa dá 48 horas para que presidente nigeriano cancele suspensão ao futebol

Publicidade

DA EFE

A Fifa deu um ultimato de 48 horas à Nigéria para o cancelamento da suspensão de dois anos de sua seleção, decretada na última quarta-feira pelo presidente do país, Goodluck Jonathan.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke.

"A Nigéria foi longe demais, e será suspensa se não mudar sua posição nas próximas 48 horas", declarou Valcke à rádio sul-africana "Talk Radio 702".

A Fifa foi informada oficialmente na quarta-feira passada da decisão do presidente da Nigéria, que proibiu a seleção de entrar em campo nas competições internacionais pelos próximos dois anos, devido ao fraco desempenho na Copa do Mundo da África do Sul, em que a equipe foi eliminada na primeira fase, com apenas um ponto conquistado.

"Não podemos permitir que um Governo decida que todas as seleções de um país não possam jogar nenhum torneio internacional", explicou o secretário-geral da Fifa, que lembrou a necessidade de preservar a independência do futebol frente às ingerências políticas.

"Somos 208 membros [na Fifa], e se um país for contra nossos estatutos, vai contra todo o sistema do futebol ", explicou Valcke

O porta-voz da Fifa, Nicolas Maingot, lembrou na quinta-feira que os casos da Nigéria e da França -- onde o Parlamento debateu a crise do futebol nacional -- estavam "em fase de análise e, portanto, cedo para falar em punições".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página