Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 09h49

Cruyff critica "jogo sujo e grosseiro" da Holanda na final da Copa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Maior nome da história do futebol holandês, o ex-jogador Johan Cruyff fez duras críticas à forma como a seleção do seu país se comportou na final da Copa do Mundo-2010.

Segundo Cruyff, o time dirigido por Bert van Marwijk abdicou do seu estilo, abusou da violência e praticou um jogo grosseiro na derrota por 1 a 0 sobre a Espanha, no domingo, a terceira da Holanda em decisões de Mundiais.

"Lamentavelmente, eles [holandeses] jogaram muito sujo. Mereciam ficar com nove jogadores já no começo da partida, porque deram duras entradas feias, que doeram até em mim", disse o ex-jogador, em texto publicado pelo jornal catalão "El Periódico".

"Pensava que eles não se atreveriam [a jogar na retranca] e que não renunciariam a seu estilo. Disse isso porque a Holanda tinha um estilo próprio, mas me equivoquei."

Apesar de ter nascido na Holanda, Cruyff se mostrou contente pela vitória da Espanha. Ele ressaltou que a nova campeã mundial atua de forma bonita, parecida com o jeito do Barcelona de jogar futebol.

"Esse estilo feio, grosseiro, hermético, pouco vistoso e pouco futebolístico serviu para os holandeses atrapalharem a Espanha. Eles se conformaram com isso, mas acabaram perdendo. Ganhou a Espanha, goleou Iniesta e triunfou o estilo Barça."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página