Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2010 - 10h16

Relatório aponta possível falência do futebol na Itália, Espanha e Inglaterra

Publicidade

DA EFE

Reconhecidos por abrigar os principais craques mundiais, os campeonatos de futebol de Itália, Espanha e Inglaterra não são sustentáveis economicamente e estão à beira da falência, especialmente devido aos altos valores referentes a contratações de jogadores, segundo relatório da empresa de consultoria AT Kearney.

De acordo com o relatório, antecipado pelo jornal espanhol "El País", apenas duas das cinco competições analisadas, os Campeonatos Alemão e Francês, contam com uma rentabilidade econômica positiva, de 2% e 1%, respectivamente, enquanto nas outras três é negativa: -12% na Itália, -7% na Espanha e -5% na Inglaterra. A rentabilidade de empresas de outros setores é de, em média, 4%.

De acordo com a AT Kearney, se as ligas italiana, espanhola e inglesa fossem empresas estariam falidas em dois anos. O relatório também explica que "não é absurdo" pensar que alguns clubes podem fechar as portas a médio prazo.

Segundo a análise, esses "maus" resultados econômicos se devem principalmente ao balanço negativo das transferências de jogadores, que subiu para 566 milhões de euros na temporada 2009/2010. O pior balanço é o do Campeonato Espanhol (-257 milhões de euros), seguido do Campeonato Alemão (-118 milhões) e da Premier League inglesa (-91 milhões).

Nos últimos três anos, o investimento líquido em jogadores feitos por times do Campeonato Inglês chegou a 1 bilhão de euros, e o de equipes da Espanha se aproximou de 600 milhões.

O relatório assegura que Real Madrid e Barcelona permanecem como os clubes que mais investem em contratações de "estrelas" internacionais.

Segundo a AT Kearney, como a escolha dos presidentes dos dois clubes é feita por sócios, iniciativas como realizar grandes contratações são muito mais populares que o aumento do preço dos ingressos ou obtenção de novos patrocinadores.

Ainda de acordo com o relatório, com esta situação econômica, nenhum investidor "economicamente racional" se interessará pelo negócio do futebol.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página