Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 08h00

Clássico Palmeiras x Santos reúne principais esperanças do Brasil para 2014

Publicidade

LUCAS REIS
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS
RENAN CACIOLI
DE SÃO PAULO

O primeiro clássico brasileiro após o fiasco da seleção nacional na Copa da África reunirá as principais esperanças do país para 2014.

No Palmeiras, mandante do duelo contra o Santos no Pacaembu, a bola da vez é o técnico Luiz Felipe Scolari.

Já a dupla Paulo Henrique Ganso e Neymar, preterida por Dunga no Mundial africano apesar do apelo popular, ganha ainda mais destaque na lista de selecionáveis.

Dos três, o mais provável é que somente o atacante Neymar, 18, esteja em campo hoje. O jogo é válido pela oitava rodada do Brasileiro-2010.

Scolari, que será recebido hoje de manhã em evento digno de um popstar no CT palmeirense, deverá acompanhar o clássico fora do banco de reservas do time.

Recém-chegado da Copa, em que foi comentarista de uma TV sul-africana durante o torneio, o novo treinador do Palmeiras assumirá o cargo em meio a pedidos, alguns já públicos, para retornar ao comando da seleção pentacampeã do mundo.

"Acredito que o Luiz Felipe seja o grande nome para estar à frente da seleção, talvez o que tenha maior respaldo do torcedor e da mídia de modo geral", disse Dorival Júnior, técnico do Santos.

A ideia da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é contar com o último treinador vitorioso em Mundiais em 2014, quando o Brasil sediará o evento pela segunda vez na história e terá a "obrigação moral" de vencê-lo.

Essa intenção esbarra, até o momento, no contrato até o final de 2012 que Scolari firmou com o Palmeiras. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, quer exclusividade do técnico a partir de agosto.

O fato é que Scolari, seja como futuro técnico da seleção ou apenas como treinador do Palmeiras, certamente dará atenção especial a Neymar e a Ganso, que deve entrar no segundo tempo --começará no banco pois se recupera de uma artroscopia feita no joelho direito.

A dupla virou o símbolo do fracasso do "dunguismo". São jovens, habilidosos e estavam voando em campo às vésperas do Mundial da África. Mas Dunga preferiu levar os atletas em quem tinha confiança de longa data.

Agora, com o discurso de Teixeira de renovar o elenco, Neymar e Ganso são, novamente, aclamados pelo povo para vestir a camisa amarela. Dorival Jr. sabe disso.
"Sim, a responsabilidade dos dois aumenta", disse.

"Eles sabem que, para postular uma vaga na seleção, a manutenção do futebol deles é fundamental. Não bastam o pedido do povo e a vontade do treinador, mas também a busca de uma regularidade e o crescimento deles", afirmou o técnico santista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página