Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2010 - 13h15

Teixeira diz que currículo de Muricy pesou; veja a carreira do técnico

Publicidade

DE SÃO PAULO

O currículo de Muricy Ramalho foi o critério para ele ser escolhido como o novo técnico da seleção brasileira, segundo afirmou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

"É só você ver o currículo dele. Efetivamente, assumiu ontem [quarta] a liderança do Campeonato Brasileiro [após vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Cruzeiro]. Nós fizemos questão absoluta de não fazer o convite antes dos jogos do final de semana e de ontem, para não causar transtorno", disse Teixeira em à TV Globo.

Aos 54 anos, Muricy já passou pelo comando de Náutico, São Caetano, Internacional, Palmeiras e Fluminense, mas ganhou projeção nacional no São Paulo.

Como jogador, Muricy atuou no time do Morumbi como meio-campista ao lado de Pedro Rocha e Chicão na década de 70. Além do São Paulo, ele jogou no Puebla, do México, quando encerrou a carreira para se tornar técnico, em 1993.

No ano seguinte, voltou ao São Paulo como auxiliar de Telê Santana e conquistou a Copa Conmebol (atual Sul-Americana) em 1994, time que ficou conhecido como Expressinho Tricolor e revelou jogadores como Rogério Ceni e Denílson.

O técnico foi campeão estadual em Pernambuco (2001 e 2002, pelo Náutico), Rio Grande do Sul (2003 e 2005, pelo Internacional) e São Paulo (2004, pelo São Caetano).

No Campeonato Brasileiro, Muricy chegou ao vice-campeonato (2005, com o Internacional) e conquistou o tricampeonato (2006-2008, pelo São Paulo). Pela campanha, foi eleito o melhor técnico nos quatro anos.

Ele ainda comandou Palmeiras, Guarani, Ituano e Botafogo, de São Paulo, Figueirense, de Santa Catarina, e Fluminense, além do Shanghai Shenhua (onde foi campeão da Copa da China em 1998).

No Palmeiras, por sinal, chegou a pegar a equipe na liderança do campeonato, mas acabou sendo demitido -- no final, o time paulista nem obteve vaga para a Libertadores.

Rafael Andrade/26.abr.2010/Folhapress
Muricy Ramalho fala durante sua apresentação oficial como técnico do Fluminense
Muricy Ramalho fala durante sua apresentação oficial como técnico do Fluminense
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página