Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2010 - 07h40

Red Bull despista sobre desavenças e tenta desperdiçar menos pontos

Publicidade

TATIANA CUNHA
ENVIADA A HOCKENHEIM

Dona do melhor carro da temporada mas sofrendo para converter isso em vantagem na classificação do Mundial, a Red Bull varreu seus problemas para baixo do tapete em Hockenheim na tentativa de manter-se na disputa por seu primeiro título.

Após ter sua crise interna escancarada via rádio por Mark Webber no GP da Inglaterra, há duas semanas, a equipe chegou à Alemanha com um discurso pacifista. Dos pilotos ao chefe do time, todos fazem questão de afirmar que os problemas internos foram resolvidos e que o foco é o campeonato.

Com razão. A Red Bull é a escuderia que mais pontos desperdiçou neste ano. Dona de nove poles em dez corridas disputadas, venceu cinco provas. Neste sábado, a partir das 9h (de Brasília), tenta outra pole no treino de classificação para o GP da Alemanha.

Não fossem as falhas de confiabilidade, os erros de estratégia e uma batida entre seus dois pilotos na Turquia, o time poderia estar liderando tanto o Mundial de Pilotos como o de Construtores.

"Infelizmente não pontuamos pelo que acontece nos sábados. A McLaren está atrás de nós nos sábados, mas somou mais pontos nos domingos'', disse Webber.

O time inglês lidera entre as equipes, e Lewis Hamilton e Jenson Button são os dois primeiros entre os pilotos.

"Sem dúvida nós desperdiçamos pontos. Mas agora já resolvemos nossos problemas e temos de nos focar nesta corrida'', afirmou.

Sebastian Vettel fez coro ao discurso do colega. "Para nós, não importa quem vença. Somos um time e queremos ganhar'', disse o alemão.

Depois de terem se chocado em Istambul na disputa pela liderança da prova e o clima ter ficado "estranho'' entre a dupla, o estopim para a crise interna na Red Bull aconteceu em Silverstone, quando Vettel recebeu a única asa dianteira nova disponível para a classificação.

Ele fez a pole, e Webber, preterido na escolha, foi o segundo. Na corrida, porém, o australiano venceu, e Vettel chegou apenas em sétimo. Via rádio, Webber disse: "Nada mal para um segundo piloto''. Depois, criticou o time nas entrevistas. E o clima azedou de vez na Red Bull.

"Claro que sempre temos lições a aprender, como ocorreu em Silverstone, mas foi nossa paixão, dedicação e comprometimento que nos fizeram fortes'', disse Christian Horner, chefe do time.

"Vencemos cinco provas de dez, um aproveitamento de 50%, uma marca importante para um time jovem como o nosso'', completou ele.

"Ainda mais se considerarmos que no ano passado todo vencemos seis. As pessoas se esquecem o quão longe chegamos em um curto espaço de tempo'', disse o dirigente da equipe que está na F-1 desde 2005 e venceu pela primeira vez uma corrida na temporada passada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página