Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 07h53

Ferrari confia em castigo só no bolso por "marmelada"

Publicidade

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A HOCKENHEIM

Punida por ter violado o regulamento da F-1 ao fazer jogo de equipe no GP da Alemanha, anteontem, a Ferrari confia que sua pena ficará restrita aos US$ 100 mil (cerca de R$ 177 mil) impostos pelos comissários da prova.

"Estamos confiantes de que o Conselho Mundial saberá como avaliar corretamente os fatos", disse Stefano Domenicali, chefe da escuderia, que fez questão de negar que qualquer tipo de ordem de equipe tenha sido dada a Felipe Massa para que ele cedesse a primeira posição a Fernando Alonso.

"O que aconteceu foi que nós queríamos ter certeza de que não teríamos nenhuma situação difícil entre nossos pilotos. Era só isso. Queremos ser o melhor time", justificou o chefe ferrarista, que ainda disse que o piloto brasileiro foi apenas informado, via rádio, que seu companheiro estava mais veloz.

Na teoria, foi o que ocorreu. Mas, na prática, a mensagem foi a deixa para que Massa, após pular de terceiro para primeiro na largada e ter se mantido à frente do colega, desse passagem para a segunda vitória de Alonso no ano e reduzisse de 47 para 34 pontos a desvantagem para Lewis Hamilton, líder da F-1.

Apesar de terem negado a existência de inversão de posições proposital, logo após a prova tanto os pilotos quanto Domenicali e outros membros do time foram chamados para dar explicações, já que ordens para jogo de equipe estão banidas da F-1.

Após ouvir os envolvidos e os rádios da Ferrari, a FIA multou o time --o valor, simbólico a um time de ponta, era o mais alto a ser aplicado.

O caso será levado à próxima reunião do Conselho Mundial da entidade que comanda o esporte, que deve ocorrer em 10 de setembro, apenas dois dias antes da realização do GP da Itália, 14ª de 19 etapas do Mundial.

Este passo é praxe nestas situações. O último episódio a ser levado ao órgão foi a armação do resultado do GP de Cingapura, em 2008, quando Nelsinho Piquet bateu seu carro de propósito para dar a vitória a seu companheiro de Renault, o mesmo Alonso.

A equipe franco-inglesa não contestou as acusações e afastou os envolvidos, escapando ilesa de punição. Os acusados foram banidos da categoria, mas pouco depois tiveram suas penas reduzidas pela Justiça comum.

No caso da Ferrari, a punição do Conselho Mundial pode variar de uma reprimenda e uma multa maior e até a exclusão do campeonato, o que dificilmente deve ocorrer.

Para isso, serão necessárias provas, e não só indícios, de que houve jogo de equipe na corrida anteontem, que terminou com a vitória de Alonso, seguido de Massa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página