Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 06h00

Em má fase, Michael Phelps inicia caminho rumo aos Jogos-2012

Publicidade

DE SÃO PAULO

O feito de dois anos atrás, obtido na piscina olímpica de Pequim, continua emblemático. Mas, aos poucos, Michael Phelps parece perder a áurea de imbatível.

Dono de oito ouros nos últimos Jogos, o norte-americano nadou pouco nesta temporada e não atingiu os resultados que costumava exibir.

Em julho, em Paris, nadou mal um de seus principais estilos. Foi bronze nos 200 m livre, prova que dominou até o meio de 2009, e último nos 100 m, distância em que quis se aventurar após Pequim.

À época, admitiu não ter condições de disputar em igualdade de condições. Seu técnico, Bob Bowman, chiou e deus sinais de falta de comprometimento do pupilo.

A partir de hoje, na Califórnia, Phelps tenta mostrar que voltou à condição de favorito.

No Campeonato Norte-Americano, começa o caminho rumo aos Jogos-2012.

O evento é classificatório para o Pan Pacífico, em agosto, e para o grupo que disputará lugar no Mundial-2011.

Ou seja, quem não nadar bem na Califórnia pode ficar fora do principal evento em piscina longa (de 50 m) que antecede os Jogos de 2012.

"Será uma competição mais mental do que física", disse o nadador anteontem.

O programa de provas mostra um Phelps mais comedido. Ele deixou de lado a aventura nos 100 m livre e nadará os 200 m livre, os 100 m e 200 m borboleta, os 200 m medley e os 200 m costas.

"Estou mais motivado agora do que estive durante o ano todo", declarou Phelps.

O torneio será também a primeira grande chance no ano para os norte-americanos testarem seus tempos sem os maiôs "high-tech", banidos nesta temporada.

"Ainda veremos disputas apertadas. Será interessante ver quem conseguirá fazer a transição. Vai nos mostrar quem está disposto a trabalhar mais para estar em forma", afirmou Phelps.

Resta saber se o nome dele estará nessa lista.

Com as agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página