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Ministério do Esporte faz licitação para melhorar a imagem
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RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO
Para melhorar sua imagem, o Ministério do Esporte planeja hoje desembolsar cerca de R$ 15 milhões por ano com a contratação de uma assessoria de imprensa.
A despesa será incluída nos custos da organização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
A licitação para a contratação da assessoria foi inaugurada no final do mês passado. E as propostas serão abertas até o fim desta semana.
Pelas regras da concorrência, a despesa total com a assessoria de imprensa não será inferior a R$ 10,5 milhões. E também não irá ultrapassar a cifra de R$ 22,5 milhões. O valor final, óbvio, dependerá das ofertas apresentadas.
Por meio de consultoria e assessoria de imprensa, a empresa vencedora terá a função de "promover o Ministério do Esporte, seus programas e suas ações, no Brasil e no exterior". É o que diz a justificativa da licitação.
Haverá estratégias para melhorar a imagem do órgão perante o público e a mídia.
Para isso, será realizada uma auditoria para a percepção de "diferentes públicos", "formadores de opinião" e "mídia" sobre o ministério.
Também está prevista ajuda para contratar uma pesquisa de opinião pública para avaliar a imagem do Ministério do Esporte.
Há também a intenção de incrementar a comunicação pela internet, principalmente com blogs formadores de tendências e opinião.
Outro objetivo é prevenir situações de risco ou gerenciar crises do ministério. A atuação se dará também perante a imprensa estrangeira.
A ASSESSORIA
Pela licitação, oito pessoas trabalharão para o Ministério do Esporte nessa empresa de assessoria. Além de seis jornalistas para atender à imprensa, haverá também um fotógrafo e um cinegrafista.
Eles poderão até acompanhar o ministro Orlando Silva Júnior ou funcionários do órgão em visitas pelo país e pelo exterior. Para isso, terão direito a diárias de hospedagem que variam entre R$ 203 e R$ 539.
A equipe mínima proposta pelo Ministério do Esporte para atuar na empresa de assessoria de imprensa é de nove pessoas. Seis jornalistas de texto, um fotógrafo, um cinegrafista e um tradutor.
Se forem levados em conta esse tamanho da equipe e a estimativa de gasto prevista pelo ministério, cada profissional da assessoria custará R$ 138 mil por mês.
O Ministério do Esporte já conta atualmente com uma estrutura de assessoria de imprensa, que atuará conjuntamente com a empresa.
Se confirmada a contratação, é provável que os gastos se estendam por anos seguintes, como previsto na licitação. O texto da licitação fala em contratação pelos "12 primeiros meses" e em "prorrogação do contrato".
A justificativa para a contratação é a realização no país da Copa e da Olimpíada, esta que só será ocorrerá em 2016. Por isso, é possível que a assessoria preste serviços até essa ocasião.
OUTRO LADO
Ao contratar uma assessoria de imprensa, o Ministério do Esporte diz ter o objetivo de ampliar a prestação de contas à sociedade devido à Copa e à Olimpíada, além de programas sociais do órgão.
"O objetivo da comunicação social é fazer chegar à sociedade a informação correta, sem distorções. Não se trata da imagem do ME apenas, mas do país", afirmou a assessoria do ministério.
Para a pasta, é preciso oferecer informação consistente "em tempo real e com responsabilidade", vital para a "transparência e o controle social através da mídia".
A assessoria do órgão ressalta que prefeituras e Estados também buscam assessoria em situações parecidas, quando há maior demanda por informação pública.
O ministério nega que a contratação signifique terceirização do serviço de assessoria. Só objetiva criar estrutura para atender a requisições do país e do exterior.
Sobre fazer pesquisas para descobrir qual a imagem do ministério, prevista na licitação, a assessoria da pasta diz que "tem a ver com a necessidade real de identificação junto à opinião pública e atores específicos do universo esportivo da percepção dos trabalhos a serem executados pelo ME".
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