Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2010 - 06h39

Na despedida para a Copa, Maracanã recebe o Santos, seu ilustre forasteiro

Publicidade

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

O Santos se despede neste domingo de um de seus palcos preferidos. Pela última vez antes de sua mais drástica reforma, o Maracanã receberá seu mais ilustre forasteiro.

Flamengo e Santos se enfrentam pela rodada final do primeiro turno do Brasileiro. Também é a última partida no Maracanã, que será fechado para reformas visando a Copa do Mundo de 2014.

Daqui a três anos, o estádio reabrirá. Mas terá outra cara, como uma nova arena.

Em 60 anos, é provável que nenhum outro clube de fora do Rio tenha tido tamanha identificação com o Maracanã como o Santos.

Foi lá que o time mandou seus jogos nos Mundiais de 1962 e 1963, com públicos superiores a cem mil pessoas. Em 1963, inclusive, a finalíssima foi naquele estádio.

Mais: foi na arena carioca que o Santos ganhou a Taça Brasil em 1962, 1964 e 1965, vencendo Botafogo, Flamengo e Vasco. A Taça de Prata de 1968 também foi ganha lá.

Tudo isso sem contar o milésimo gol de Pelé, anotado contra o Vasco, em 1969, no mesmo palco de hoje.

Palco que, com a nova reforma, vai mudar sua cara. O gramado, por exemplo, será rebaixado e reduzido. Haverá, também, uma nova cobertura, além de várias outras modificações estruturais, como novas rampas de acesso, e também estéticas.

LAR

É possível dizer que o Maracanã é a terceira casa do Santos. Não apenas pelos títulos que conquistou lá, mas também pelos números.

Segundo dados do clube, seu aproveitamento de pontos lá é de 40,2%. Em toda sua história, o Santos fez 144 jogos, venceu 48 vezes e fez, em média, 1,4 gol por jogo.

No Morumbi, por exemplo, onde também já mandou alguns jogos, o Santos conquistou 39,9% dos pontos que disputou. No Mineirão, apenas 30,5%.

Considerando os grandes estádios, o clube tem aproveitamento melhor apenas na Vila Belmiro (70,1%), seu próprio estádio, e no Pacaembu (50,5%), considerada sua segunda casa.

Ironicamente, neste seu jogo de "despedida" do Maracanã --o primeiro do ano no estádio-- o Santos não terá suas principais estrelas.

Paulo Henrique Ganso, recém-operado, e Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, desfalcam o time.

Nenhum dos meninos da Vila estará em campo. Quando voltarem, o Maracanã já não será mais o mesmo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página