Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2010 - 10h43

Teixeira e Nuzman fazem as pazes e se aliam por Copa e Olimpíada

Publicidade

SÉRGIO RANGEL
ITALO NOGUEIRA
DO RIO

Rivais até o final do Mundial da África do Sul, os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, colocaram um ponto final numa das mais longas disputas travadas nos bastidores do esporte.

Depois de quase um ano de "conversa", o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), foi o responsável por selar a paz entre os dirigentes, que comandam os dois principais eventos internacionais que o Brasil abrigará nos próximos anos -a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016.

Há mais de uma década, Teixeira e Nuzman não se falavam e trabalharam nos últimos anos de forma independente. Até jogaram contra a candidatura do rival, nas campanhas do país para receber as competições.

"Aquela situação não tinha sentido permanecer. Eles são dois vitoriosos. Trouxeram para o Brasil os maiores eventos do mundo. Por isso, desde a vitória do Rio no COI [Comitê Olímpico Internacional, em outubro do ano passado], venho conversando com cada um para isso acontecer. Agora, está tudo integrado", disse Paes.

A desavença entre os cartolas começou em 1995, quando Nuzman chegou ao cargo de presidente do COB. Desde então, eles travam disputa silenciosa por poder.

Mesmo com a CBF filiada ao comitê de Nuzman, Teixeira se recusava até em participar dos eventos da entidade olímpica para não passar a impressão de que estaria se submetendo ao dirigente.

Por ter reunido os mais poderosos cartolas, Paes é cercado de mimos dos dois lados. Há pouco mais de uma semana, com a ajuda de Teixeira, o prefeito praticamente garantiu que será no Rio o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo.

Na cidade também deverão ficar o IBC (centro internacional de mídia) e a sede da Fifa no Brasil.

O prefeito diz que se valeu do bom relacionamento que tem com cada um para fazer ""a ponte" entre os dois. Nos anos 90, ele foi estagiário do departamento jurídico da CBF. ""Já o Nuzman conheço desde criança por causa do meu pai. Como prefeito do Rio também não era interessante ver as duas competições sem integração."

Na quarta-feira, os três fizeram a primeira aparição pública juntos. Participaram da cerimônia de detonação de uma rocha para a construção do túnel da Transoeste, via que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, obra prometida aos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016.

A disputa entre Teixeira e Nuzman preocupava até o COI e a Fifa.

"Não sei se fui o cupido, mas o relacionamento dos dois está ótimo agora. Eles estão se amando e se beijando. Uma loucura", brincou o prefeito carioca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página