Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 06h40

Na estreia na F-1, Coreia torce por asfalto

Publicidade

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A YEONGAM

Na teoria, está pronto. Na prática, porém, a F-1 só saberá hoje, às 23h, quando os boxes forem abertos no circuito de Yeongam para os primeiros treinos livres do GP da Coreia do Sul, estreia do país no calendário da categoria.

20.out.10 -Bazuki Muhammad/Reuters
Soldados sul-coreanos trabalham durante a noite para terminar obra na arquibancada do circuito
Soldados sul-coreanos trabalham durante a noite para terminar obras na arquibancada do circuito

Após meses de expectativa e incerteza sobre a realização da corrida deste domingo por causa dos atrasos nas obras, a dúvida será respondida quando carros forem à pista.

Uma volta a pé pelo circuito de 5.615 m é suficiente para perceber que há muito a ser feito, apesar de a FIA tê-lo aprovado na semana passada, em vistoria remarcada.

O asfalto, cuja última camada foi colocada há pouco mais de dez dias, aparentemente está seco. Resta saber, entretanto, se ele resistirá.

"Sabemos que um carro de F-1 gera tração muito grande no asfalto e já vimos em outras ocasiões pedaços se soltarem, como no Canadá, em 2008", disse Lucas di Grassi, da Virgin, um dos poucos a aparecer na pista ontem.

Esta é a principal preocupação dos organizadores, já que existe a chance de a prova ser cancelada caso o asfalto não resista --estima-se que os coreanos tenham gasto US$ 200 milhões no circuito a 360 km ao sul de Seul.

Mas, se a pista aparentemente está pronta, no entorno ainda há cerca de mil operários trabalhando. Na reta dos boxes ainda não há a pintura das posições do grid. Falta também a linha que separa a pista da área de escape. Há muita poeira e terra.

Em frente ao pit lane, enquanto mecânicos relaxavam após montarem os carros e os boxes, funcionários colocavam telhas e finalizavam passarela de madeira que cruza a reta principal.

As zebras ainda recebiam pintura e havia muitos jardineiros ao redor do traçado.
Sons de furadeira e marteladas eram uma constante ontem ao redor do paddock.

Vários soldados também ajudavam na montagem das arquibancadas, que não devem ficar lotadas na prova de domingo, às 4h (de Brasília).

Fora, ainda faltava terminar de pintar o nome do autódromo na grama, que aparecia só como "Korea Interna", enquanto moldes exibiam o "tional Circuit" restante.

NA TV
Treinos do GP da Coreia
23h e 3h
Sportv

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página