Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2010 - 14h00

Após duras críticas a brasileiros, Bellucci rompe com técnico que havia elogiado

Publicidade

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

O tenista Thomaz Bellucci, 22, anunciou neste domingo que o gaúcho João Zwestch não é mais o seu técnico.

A parceria foi desfeita após dois anos, e o treinador, que também é capitão da equipe brasileira na Copa Davis, ficou sabendo do fim após o torneio de Estocomo (SUE), na última semana.

O rompimento ocorre dois dias depois de Bellucci dizer que faltam técnicos competentes no Brasil. O paulista alegou falta de resultados para romper o contrato.

Divulgação
Thomaz Bellucci
Bellucci durante entrevista em que criticou técnicos brasileiros

"O João (Zwetsch) é um dos melhores treinadores do Brasil, me ensinou muita coisa durante esses dois anos, dentro e fora da quadra. Ao lado dele obtive meus melhores resultados e evolui meu jogo. Além de técnico, é meu amigo, o respeito e devo muito a ele", disse Bellucci em nota enviada por sua assessoria de imprensa.

"Mas os resultados no segundo semestre não foram os esperados e isso acabou desgastando o nosso dia a dia, por isso decidi encerrar a nossa parceria", explicou o tenista número 1 do Brasil e 27º do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

A Folha.com tentou contato por telefone com Zwestch, mas até o momento não houve retorno das ligações.

O paulista já foi comandado por três treinadores em sua carreira: Leandro Afini, Leonardo Azevedo e, por último, Zwestch.

Na última sexta-feira, em entrevista coletiva na apresentação da etapa de São Paulo da Copa Petrobras, Bellucci disparou críticas contra técnicos e ex-tenistas brasileiros.

"Nosso técnicos tem pouca qualificação. Temos poucos técnicos competentes", disparou Bellucci. "Há três ou quatro institutos que ganham dinheiro do governo e não formam ninguém. Muitos têm dinheiro, os tenistas têm qualidade e comprometimento, mas os técnicos não sabem tirar proveito disso. Isso não acontece na Argentina e na Espanha", emendou.

Bellucci elogiou apenas João Zwetsch --que já sabia do rompimento -- e o ex-treinador de Gustavo Kuerten, Larri Passos --que hoje trabalha com o juvenil Tiago Fernandes.

"Vai ser inevitável contratar técnicos estrangeiros quando começar a ter mais brasileiros no topo do ranking", sentenciou o tenista.

Em relação aos companheiros de profissão, o número 1 do Brasil disse:

"Jogadores que já chegaram lá [no topo do ranking] não ajudam os outros, o que faz a nossa responsabilidade aumentar ainda mais".

A repercussão das declarações de Bellucci foi negativa. Vários técnicos e ex-jogadores criticaram a postura do tenista que defende o título da etapa paulista da Copa Petrobras.

Em sua estreia, nesta terça-feira, às 19h, Bellucci joga contra o eslovaco Ivo Klec. Segundo sua assessoria de imprensa, o tenista não busca um novo técnico por enquanto.

+SOBRE ESPORTE

+ SOBRE FUTEBOL

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página