Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 07h28

Cielo lidera a melhor equipe de natação do Brasil pós-1995

Publicidade

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O efeito Cesar Cielo fez o Brasil quebrar seu recorde de medalhas em Mundiais de piscina curta (25 m) e deixar Dubai com a segunda melhor campanha da história.

Foram oito pódios, contra seis de 1995, no Rio de Janeiro. Só que, no Mundial carioca, a qualidade das medalhas foi um pouco melhor.

Na ocasião, o Brasil levou três ouros, duas pratas e um bronze. Gustavo Borges e Fernando Scherer foram os destaques cada um ganhou uma prova individual, e ambos venceram o revezamento 4 x 100 m livre.

Rabih El Moghrabi/Reuters
Cesar Cielo mostra o ouro nos 100m livre
Cesar Cielo mostra o ouro nos 100m livre

No Mundial de Dubai, encerrado no último domingo, a seleção também faturou três ouros, mas só uma prata. Foram ainda quatro bronzes, resultados que deixaram o país em sétimo no quadro geral.

Só no último dia de competição, foram quatro medalhas. Felipe França venceu os 50 m peito, e Kaio Márcio foi prata nos 200 m borboleta. Cielo conquistou os 100 m livre, e o Brasil ficou em terceiro no 4 x 100 m medley.

O astro brasileiro virou o primeiro atleta do país a ser ouro em duas provas individuais em uma única edição triunfou antes nos 50 m.

Também igualou os títulos das duas provas em Mundiais em piscina curta (25 m) e longa (50 m, distância também usada na Olimpíada).

Um desempenho significativo após o tropeço no Pan Pacífico, torneio que elegeu como prioridade em 2010. Em agosto, foi prata nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre.

"Na minha cabeça, a única diferença entre uma pessoa normal e eu é que nado um pouquinho mais rápido."

Cielo é dono agora dos recordes sul-americanos das duas provas. Ontem, ganhou o ouro dos 100 m livre com 45s74. Bateu o francês Fabien Gilot (45s97) e o russo Nikita Lobintsev (46s35).

Apesar da vitória, ficou distante da melhor marca da história, 44s94, de outro francês, Amaury Leveaux, estabelecido há dois anos, na era dos maiôs tecnológicos.
"Passei muito dos limites, está doendo muito", afirmou Cielo, antes de voltar à piscina para os 4 x 100 m medley.

Ele ajudou o revezamento a obter o bronze, fechando sua participação com quatro medalhas também foi terceiro no 4 x 100 m livre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página