Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 07h35

Coadjuvante, Felipe França sai do Mundial de Dubai com título e 3 pódios

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ele é discreto, pouco fala nas entrevistas e tem seu nome raramente lembrado entre quem não acompanha a natação no dia a dia.

Afora Cesar Cielo, é Felipe França quem tem conseguido os melhores resultados do país na natação nas últimas temporadas.

Satiro Sodré/Divulgação
Felipe no centro do pódio mostra a sua medalha de ouro
Felipe no centro do pódio mostra a sua medalha de ouro

Nos dois últimos anos, o nadador de Suzano acumula uma quebra de recorde mundial (nos 50 m peito, prova que não entra na Olimpíada), uma prata no Mundial de piscina olímpica (50 m) e, agora, três medalhas da competição equivalente em curta (25 m).

No último domingo, ele venceu os 50 m peito e ajudou o Brasil a ganhar o bronze no revezamento 4 x 100 m medley.

Para alcançar a medalha de ouro, França derrotou seu maior rival, Cameron van der Burgh, que levou a prata.

Foi o sul-africano quem lhe tirou o recorde da distância e o venceu na decisão dos 50 m peito do Mundial de Roma, em 2009.

A revanche, em uma competição de menor importância, foi apertada. O brasileiro venceu por 0s08 de folga.

"Estava com febre antes da prova e com apenas 80% da minha força, e isso só demonstra que quando eu estiver 100%, teoricamente, não vai ter para ninguém", disse.

Em Dubai, França obteve também seu primeiro feito de alguma expressão em uma prova olímpica, ainda que a piscina dos Jogos tenha o dobro de extensão ao ganhar bronze nos 100 m peito.

O 50 m peito, disputa em que obteve os principais feitos da carreira, como o recorde, não faz parte do programa da Olimpíada. Por isso, não costuma contar com os principais atletas da elite em todas as competições.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página