Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 15h59

Condecorada, musa descarta retorno e vira cartola do tênis russo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Elena Dementieva garantiu que não fará o mesmo caminho das belgas Kim Clijsters e Justine Henin ou mesmo da suíça Martina Hingis. As três tenistas chegaram a anunciar a aposentadoria mas voltaram ao circuito profissional em menos de três anos.

Alexander Natruskin/AP
Elena Dementieva recebe condecoração do presidente russo Dmitry Medvedev, no Kremlin, em Moscou
A ex-tenista Elena Dementieva recebe condecoração do presidente russo Dmitry Medvedev, no Kremlin, em Moscou

Mais do que isto, a russa, que anunciou o fim da carreira este ano, ganhou uma medalha de "ordem ao mérito" das mãos do presidente do país, Dmitry Medvedev.

Dementieva também confirmou, via Facebook, que aceitou o convite para ser vice-presidente da Federação Russa de Tênis.

"Eu realmente não entendo como eu posso ser útil para a federação, mas espero que Shamil Tarpischev [presidente da federação] me ajude", escreveu ela.

Uma das musas do tênis, ela jogou 13 anos no circuito profissional, no qual conquistou 16 títulos individuais além de duas finais de Grand Slam (Roland Garros e Aberto dos Estados Unidos, em 2004). Somou mais de US$ 14 milhões em prêmios (aproximadamente R$ 25 milhões).

Dementieva foi a primeira jogadora russa a alcançar as semifinais do Aberto dos EUA, em 2000. Em 2004, perdeu a final de Roland Garros para a sua compatriota Anastasia Myskina. Ela esteve entre as 20 melhores do mundo por quase oito anos e o melhor posto que alcançou foi o de número 3 do mundo, em 6 de abril de 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página