Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2011 - 21h47

Para jornalista, poucos jogadores do sub-20 serão usados por Mano; leia o bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O jornalista Martín Fernandez, 29, repórter do caderno Esporte da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (10) sobre a participação do Brasil no Sul-Americano sub-20, que está sendo disputado no Peru.

Folhapress
Jornalista Martín Fernandez está no peru para acompanhar o Sul-Americano Sub-20
Jornalista Martín Fernandez, enviado ao Peru, conversou com internautas sobre o Sul-Americano sub-20 de futebol

Nesta madrugada, a seleção deu um passo importante rumo aos Jogos Olímpicos de 2012. A equipe, sem o suspenso Neymar, bateu o Equador por 1 a 0, com gol de Casemiro, em Arequipa,pela penúltima rodada.

Basta um empate contra o Uruguai na partida que está marcada para 0h10 de domingo para o Brasil se classificar para Londres-2012, pois o torneio distribui vagas na Olimpíada somente para os dois primeiros colocados.

Confira os outros bate-papos da Folha

Participaram do chat 132 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:00:37) Martín Fernandez: Boa tarde a todos.

(05:00:46) thiaguinho: boa tarde! oq vc acha do ney franco? abraço!

(05:01:37) Martín Fernandez: Olá thiaguinho. Acho o Ney Franco o técnico certo para essa seleção. Tem experiência com categorias de base e já passou por pressão em grandes clubes.

(05:02:10) eduardo: na sua opnião quais são os jogadores que mais se destacaram no decorrer dos jogos?

(05:03:12) Martín Fernandez: Eduardo, o Neymar cumpriu a expectativa que havia sobre ele. O Casemiro foi bem, o goleiro Gabriel fez um grande jogo ontem. O volante Fernando começou como reserva e ganhou a vaga entre os titulares.

(05:03:27) marcio: vc acha q ainda é possível o brasil não conseguir uma vaga pros jogos olimpicos de 2012?

(05:04:10) Martín Fernandez: Oi Marcio, é totalmente possível. Seria muito estranho se o Brasil não conseguir. Até com derrota para o Uruguai a vaga pode dolar.

(05:04:33) julio: olá martin, gostaria de saber sua opnião sobre o goleiro Gabriel. A mim nao inspira muita confiança, e acreditio que há grandes goleiros na categoria no brasil

(05:05:19) Martín Fernandez: O Gabriel teve atuações inseguras nos primeiros jogos, mas jogou bem nas grandes partidas. Ontem, ele foi um grande responsável pela vitória sobre o Equador. Provou que merece ser titular.

(05:05:54) Sphya: Então o senhor acha que o Neymar, esta se saindo bem na seleção?

(05:06:34) Martín Fernandez: Olá, Sphya. Eu acho que Neymar está indo bem, sim. É o artilheiro do campeonato, fez 7 gols em seis jogos.

(05:06:52) Roberto: oq vc achou do uruguai ter conseguido a primeira vaga depois de 84 anos?

(05:08:00) Martín Fernandez: Achei legal o Uruguai voltar à Olimpíada, porque tem uma tradição no torneio --muito antiga, mas ainda assim uma tradição. O Uruguai me surpreendeu, achava que Argentina e Brasil ficariam com as vagas.

(05:08:03) cadu: olá, oq vc acho da defensiva do jogo contra o equador?

(05:09:17) Martín Fernandez: cadu, o Brasil teve que jogar com a zaga reserva contra o Equador. Natural que num jogo tão importante, jogadores sem o mesmo ritmo de jogo não fossem tão bem quantos os titulares. Mas o Brasil não tomou gol no jogo...

(05:09:25) Tonyh Cald: quem joga mais nesta seleção? ataque ou defesa?

(05:12:47) Martín Fernandez: Oi Tonyh, é difícil responder assim. O ataque tem jogadores mais badalados, e o estilo de jogo do Ney Franco privilegia o ataque.

(05:13:04) Sphya: "Em um jogo com muitas oportunidades, principalmente no primeiro tempo, a seleção brasileira abusou de perder gols, mas venceu o Equador por 1 a 0." (diz o site www.bahianoticias.com.br) Onde o senhor acha que ocorreram mais erros, e o que deve ser feito a respeito?

(05:14:04) Martín Fernandez: Oi Sphya, no primeiro tempo o Brasil perdeu muitos gols. Se a pontaria estivesse em dia, o jogo contra o Equador não seria tão nervoso. O time estava pressionado, ansioso.

(05:14:29) julio: a falta de jogo coletivo é um problema da idade ou é a característica desses jogadores? digo isso pensando no estilo de jogo de neymar, lucas etc

(05:15:49) Martín Fernandez: Oi julio, eu não acho que seja um problema. Os jogadores que você citou se destacam justamente pelo estilo driblador, de ir para cima, tentar as jogadas individuais. Acho até que devem manter essas características quando ficarem mais velhos.

(05:16:04) Tonyh Cald: de tudo que vc viu e ouviu, acredita que o Lucas um dia vai assumir que é FOMINHA?

(05:16:55) Martín Fernandez: Oi Tony, não acho que ele seja fominha. Ontem, por exemplo, num lance em que ele poderia bater para o gol, deu o passe para o Diego Maurício, que perdeu o gol.

(05:17:03) DiegoMauricio: Pq o Diego Mauricio não é titular?

(05:18:02) Martín Fernandez: Oi Diego. O Ney Franco testou todos os atacantes. Acho que ele vê o Diego como reserva do Neymar, que forma o ataque com um centroavante mais de área, como o Willian ou o Henrique.

(05:18:12) Marrético: Martín, boa tarde. Há muita movimentação de empresários de olho nos jovens talentos nesse torneio?

(05:19:17) Martín Fernandez: Oi Marrético, tem muita movimentação de empresários, sim. Mas a maioria já tem agente. No caso dos brasileiros, quase todos têm contratos longos com seus clubes, e altas multas rescisórias. Nenhum jogador do Brasil foi negociado durante o Sul-Americano.

(05:19:34) Ademir: como voce analisa o posicionamento tatico da dupla de volantes do time do brasil nessa ultima partida?

(05:20:20) Martín Fernandez: Oi Ademir. O Fernando ficou mais preso, o Casemiro mais solto pelo lado direito. No segundo tempo, quando o time cansou, Ney Franco puxou o Casemiro para ser um terceiro zagueiro.

(05:20:27) ocara: oq vc ta achando da atuação do romário?

(05:21:29) Martín Fernandez: Oi, ocara. O Romário entrou numa fogueira, num jogo decisivo e pendurado. Em meio a tanta pressão, até que foi bem. Mas tomou o segundo amarelo e não enfrenta o Uruguai.

(05:21:53) Marrético: Martín, como é a reação do técnico Ney Franco ao fato de o time ser comandado pelo Mano Menezes se for à Olimpíada? Pode ficar a sensação de que Ney roeu o osso e Mano ficou só com o filé?

(05:23:12) Martín Fernandez: Isso é histórico na seleção brasileira. O técnico da Olimpíada é sempre o da seleção principal. O Ney Franco aceitou isso quando foi contratado pela CBF, não parece incomodado. Ele vai ser auxiliar do Mano em Londres.

(05:23:41) julio: concordo, martin, mas muitas vezes é melhor passar a bola. O lucas deu 3 arrancadas ontem que se concretizadas seriam 3 golaços. Acho que eles devem continuar insistindo, ind pra cima, pois são habilidosos e rapidos. Acredito que com a idade vão melhorar isso

(05:24:41) Martín Fernandez: Oi julio. É, pode ser, são todos jogadores muito jovens. Eles estão evoluindo também.

(05:25:06) Ademir: Quais outros volantes de destaque hoje no futebol brasileiro poderemos contar para a olimpiada?

(05:26:06) Martín Fernandez: Oi Ademir, agora de cabeça me ocorre que o Sandro é a grande aposta. Tem 21 anos, está sempre nas convocações da seleção principal.

(05:26:16) Marrético: Martín, o que acha de a Olimpíada ter apenas dois times sul-americanos? Não é pouco?

(05:27:10) Martín Fernandez: Oi Marrético. Eu acho pouco. Com certeza vamos ver, em Londres, times muito piores que a Argentina e o Equador.

(05:27:22) juninho: vc acha q neymar sairá do santos na próxima janela de transferência?:

(05:28:15) Martín Fernandez: Oi juninho. Eu acho que não. O Santos está trabalhando (e gastando) muito para manter o Neymar no clube. Mas não é possível garantir, claro.

(05:28:32) Bruno-Santos: e o mano menezes? pode falar um pouco sobre a atuação dele no jogo de ontem contra a frança? q vergonha rsrsrs

(05:30:04) Martín Fernandez: Oi Bruno. Eu não consegui ver o jogo inteiro aqui no Peru. Pelo pouco vi e li, a seleção foi muito prejudicada pela expulsão precoce do Hernanes. Mas fazia um jogo parelho até então.

(05:30:44) mauricio: vc aposta no mano pra copa?

(05:31:41) Martín Fernandez: Oi mauricio. Aposto no Mano, sim. A não ser que os resultados sejam muito fracos até lá, o que me parece improvável. Não vejo nenhum outro nome como ameaça ao Mano.

(05:31:57) Ademir: A que voce atribui a facilidade que o time do equador teve, principalmente com o caicedo, pelo lado direito, cansaço do time brasileiro?

(05:33:02) Martín Fernandez: Oi Ademir. O cansaço ajudou. O Caicedo entrou no intervalo do jogo, descansado. Até o Ney Franco se surpreendeu com isso, tanto que trocou o Danilo pelo Galhardo, para marcar o equatoriano.

(05:33:05) breno_leal: para o senhor o estilo de jogo da seleção brasileira está mais eficiente do que a da seleção de 70 ou a de 94?

(05:34:26) Martín Fernandez: Oi breno, não acho que dá para comparar. A seleção de 70 foi incrível, a de 94 era o oposto e as duas venceram. A atual ainda está entandando encontrar um estilo.

(05:34:41) Ademir: Teriam lugar, no mesmo time, P. Coutinho e Neymar?

(05:35:19) Martín Fernandez: Oi Ademir. Acho que tem, sim. O Coutinho poderia entrar no lugar do Oscar, por exemplo.

(05:35:30) Bolinha: Essa seleção tem um bom esquema tático ou só é lider do grupo graças aos talentosindividuais.

(05:36:30) Martín Fernandez: Bolinha, o Ney Franco montou um esquema ofensivo, que privilegia exatamente os talentos individuais. O Brasil conseguiu jogar bem em alguns momentos ontem, mesmo sem o Neymar, que é a grande estrela.

(05:36:57) Thalles: A excelente campanha uruguaia neste torneio é surpresa p vc, e isso pode ser reflexo da copa da África na qual os uruguaios foram 4º colocados?

(05:38:10) Martín Fernandez: Oi Thalles, a campanha do Uruguai é surpresa para mim, porque eles jogaram muito mal na primeira fase. Quase não se classificaram. Acho que a vaga aqui não tem relação com a Copa de 2010. Ao contrário: a boa campanha do ano passado é que tem a ver com a melhoria das categorias de base lá.

(05:38:40) Ademir: A relação Ney - Imprensa é parecida com a d era dunga? Ou o Ney adota uma postura mais diplomatica?

(05:39:56) Martín Fernandez: Oi Ademir. É totalmente o oposto. A relação do Dunga era conflituosa. Ele proibia entrevistas exclusivas e outras coisas. O Ney Franco é um dos caras mais educados do futebol brasileiro.

(05:39:59) Bolinha: O próximo jogo contra o Ururguai, quais as chances de vitória do Brfasil?

(05:41:11) Martín Fernandez: Oi Bolinha. É um jogo totalmente aberto, pode acontecer qualquer resultado. O Uruguai joga por um empate para ser campeão do Sul-Americano.

(05:41:23) Thalles: A atuação brasileira neste sulamericano, está sendo a esperada por você?

(05:42:19) Martín Fernandez: Oi Thalles, está sim. O Brasil está bem acima de quase todos os adversários --mesmo da Argentina, de quem perdeu num jogo muito atípico, com expulsão nos primeiros minutos.

(05:42:25) Bolinha: A equipe do brasil contra o Equador sofreu no final do jogo e contra a Argentina também, esta faltando preparo fisico para a nossa equipe?

(05:43:39) Martín Fernandez: Oi Bolinha, o Brasil sofreu mesmo. Esses jogadores não tiveram férias, emenderam o Brasileiro com os treinos nesta competição. E aqui são 9 jogos em menos de um mês, um ritmo mais intenso do que na Copa do Mundo, por exemplo.

(05:43:52) Ademir: A solução pra lateral esquerda da seleção esta no time do sub-20?

(05:44:50) Martín Fernandez: Oi Ademir, acho que o Alex Sandro está fazendo uma boa competição.

(05:44:53) gustavo rodrigo: voce acha que o quais destes jogadores tem chance na seleçao principal?

(05:46:07) Martín Fernandez: oi gustavo, eu acho que, por enquanto, poucos deles vão para a seleção principal. Só o Neymar, talvez o Casemiro. Mas, ao longo dos anos, é bem possível que outros ocupem lugar na seleção principal.

(05:46:22) Ademir: Tem jornal espanhol dizendo que o Neymar ja é do Barça, o agente dele nega, voce no Peru tem alguma informação a respeito? Qual o melhor destino pro Neymar na sua opinião?

(05:47:42) Martín Fernandez: Os jornais italianos falam que ele vai pra Juventus, os espanhois para o Real Madrid. Tem muita especulação. Eu acho que o Barcelona seria o lugar ideal, pela forma como o time joga.

(05:48:10) marcelo: Ouvi alguns boatos que tem olheiros da juventos ai e estão interressados no casemiro,será que ele volta pro SPFC?

(05:48:58) Martín Fernandez: Oi marcelo, tem vários olheiros interessados em vários jogadores. O Casemiro volta, sim, acabou de falar isso aqui em entrevista coletiva. E a janela de transferência para o futebol europeu já fechou.

(05:49:11) Ricky Reis: Quem você acha que pode ser companheiros de Neymar nas Olimpíadas?

(05:50:21) Martín Fernandez: Oi Ricky. Ainda é cedo para falar nisso, mas jogadores com menos de 23 anos como Ganso e Sandro com certeza estarão nas Olimpíadas.

(05:50:37) marcelo: você não acha injustiça a imprensa falar tanto Neymar sendo q a seleção tem outro jogadores que se destacam?

(05:51:53) Martín Fernandez: oi marcelo. É, pode até ser. Mas o Neymar também justificou a badalação em campo. Fez sete gols. E, dos que estão aqui, ele já tem experiência na seleção principal, ganhou títulos grandes com o Santos...

(05:52:09) Bolinha: tudo bem que o resultado contra o Uruguai, pode ser qualquer um. Mas o Ney vai montar um esquema para ir para cima, já que o empate deixa a equipe em segundo?

(05:53:03) Martín Fernandez: Oi Bolinha, acho que o Ney Franco vai manter o mesmo esquema, ofensivo. Ele quer ganhar o jogo para ser campeão. E tem a vantagem de jogar já sabendo do resultado da Argentina contra a Colômbia. A não ser que ocorra um Argentina 7 x 0 Colômbia, o Brasil vai jogar ofensivamente.

(05:53:25) gustavo rodrigo: qual sua sugestão para o placar brasilxuruguai?

(05:54:05) Martín Fernandez: Oi gustavo, não sou nada bom em chutes. Vou ficar te devendo essa.

(05:54:27) Martín Fernandez: Obrigado a todos pelo papo. Boa tarde, um abraço!

(05:54:32) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Martín Fernandez e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página