Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2011 - 17h50

Federação fala em realizar sorteio com até 20 árbitros em 2012

Publicidade

DA LANCEPRESS

Depois da polêmica gerada com o sorteio do árbitro Paulo César de Oliveira para apitar a semifinal do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians, a FPF (Federação Paulista de Futebol) pretende em 2012 colocar até 20 nomes para participar de sorteio para definir o juiz de cada partida.

"Até um tempo atrás, ouvindo palavras dos dirigentes dos clubes, que entendem que não deveria ter sorteio, eu acompanhava essa linha. Por toda essa polêmica, avaliei e cheguei à conclusão de que a Federação Paulista de Futebol apoia o sorteio, e não só de quatro árbitros, mas de 20 árbitros. Ano que vem já está definido, é uma vontade da FPF, vai ter que ser assim", declarou Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.

Uma reportagem publicada pelo "Jornal da Tarde" antecipou que seria Paulo César o juiz sorteado para a semifinal do Paulista. E foi o que aconteceu.

No sorteio, havia oito bolas numeradas dentro de um globo, e a bola número seis, referente ao árbitro, foi a sorteada.

Para a FPF, o Ministério Público e a própria diretoria do Palmeiras (que pediu para mudar o juiz do clássico), tudo não passou de uma coincidência.

Em sorteio nesta quinta-feira, Cleber Wellington Abade foi o árbitro definido para apitar a primeira partida da final entre Corinthians e Santos, no domingo.

RANKING

Os árbitros da FPF são divididos em um ranking com três categorias: Ouro, Prata e Bronze. A principal categoria é responsável por todo o trabalho na Série A-1, além de jogos importantes nas outras competições.

"Eu nem sei o nome dos árbitros. Quero que sejam 20 [no sorteio]. Se o Coronel Marinho [chefe da Comissão Estadual de Arbitragem] entender que tem 20 árbitros [da categoria] ouro, vão os 20. Se forem 15, são 15. Se um árbitro teve capacidade para atingir o grau ouro, ele pode apitar qualquer jogo. Assim vamos revelar mais árbitros, ter um maior número de árbitros em boas condições de apitar jogos importantes", afirmou Del Nero.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página