Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2011 - 19h08

Proibição de atletas militares gera crise no Mundial de rúgbi

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma crise se instalou na Oceania em razão da Copa do Mundo de Rúgbi que acontece na Nova Zelândia, de 9 de setembro a 23 de outubro.

Após o país sede anunciar que não liberaria a entrada de militares ligados ao golpe de estado ocorrido em Fiji, em 2006, o presidente do Comitê Olímpico do arquipélago vizinho disse, nesta quinta-feira, que, se não puderem enviar todos os jogadores da seleção, vão considerar a hipótese de boicote ao Mundial.

Fiji está no Grupo D do Mundial ao lado da atual campeã África do Sul, País de Gales, Samoa e Namíbia. Na última Copa do Mundo, em 2007, o país caiu nas quartas de final, ante a campeã África do Sul.

Rabih Moghrabi/France Presse
Final do torneio de Dubai entre Inglaterra (de azul) e Fiji, em 2004
Final do torneio de Dubai entre Inglaterra (de azul) e Fiji, em 2004

"Se não podemos enviar nossa melhor equipe, então devemos considerar a decisão de fazer um boicote à Copa do Mundo" disse Vidya Lakhan, cujo país tem seis soldados na seleção de rúgbi. "Quem quer que seja escolhido, deveria participar da Copa do Mundo, que é um evento da IRB, não da Nova Zelândia", completou.

A IBR (Internacional Rugby Board, entidade que rege a modalidade no mundo) já se manifestou sobre o caso e disse que tentará liberar a entrada de todos atletas de Fiji na Nova Zelândia.

"É um tema sensível. Este tipo de assunto se resolve mais facilmente em esfera privada, quando se pode sentar e ter conversas longe do público", disse o diretor-executivo da IRB, Mike Miller.

A União figiana de rúgbi, porém, não aprovou a manifestação do comitê olímpico do próprio país. "Eles nunca nos consultaram sobre o assunto. E não estão envolvidos na preparação para a Copa do Mundo. Estamos muito aborrecidos", disse o diretor-executivo da entidade máxima da modalidade em Fiji, Keni Dakuidreketi, que disse estar em contato com a IBR.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro neozelandês, John Key, reafirmou a posição quanto à proibição de vistos de entrada no país de pessoas próximas, funcionários ou militares do governo de Voreqe Bainimarama, que comandouo golpe em 2006.

O ministro do Exterior, Murray McCully, também disse que a Nova Zelândia não mudará sua política até que Fiji respeite os direitos humanos e faça reformas democráticas no país.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página