Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

PUBLICIDADE

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2011 - 10h58

'Fogueteira do Maracanã' será enterrada nesta segunda, no Rio

Publicidade

 

DE SÃO PAULO

Morta na noite de sábado, vítima de um aneurisma cerebral, Rosenery Mello do Nascimento, 45, que ficou conhecida como a 'Fogueteira do Maracanã', será enterrada nesta segunda-feira, às 14h, no cemitério de São Gonçalo, no Rio.

Reprodução
Rosenery Mello na capa da 'Playboy' de novembro de 1989
Rosenery Mello na capa da 'Playboy' de novembro de 1989

Ela ganhou fama ao ter atirado um sinalizador no gramado, durante a partida entre Brasil e Chile, em setembro de 1989, pelas eliminatórias da Copa da Itália em 1990. Na época do incidente no Maracanã, Rosenery tinha 24 anos.

Em 1989, precisando vencer o Brasil em pleno Maracanã para se classificar para a Copa do Mundo, o Chile protagonizou uma maiores farsas da história do futebol. Com sua equipe perdendo de 1 a 0 e dando adeus ao sonho de disputar o Mundial, o goleiro Roberto Rojas se aproveitou do fato de um foguete sinalizador ter sido atirado no gramado próximo a ele, tirou da luva uma pequena navalha e se cortou, simulando ter sido atingido pelo artefato.

O lance ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo e o goleiro saiu carregado pelos companheiros e levado ao vestiário. O juiz Juan Lostau esperou 20 minutos e encerrou o jogo.

O time chileno saiu de campo, tentando provocar uma nova partida ou mesmo ganhar no tapetão, mas a farsa foi descoberta.

Reprodução TV
Roberto Rojas e a farsa do rojão
Roberto Rojas e a farsa do rojão

Médicos legistas que o examinaram após a partida encontraram só uma "ferida incisa sem vestígios de pólvora" em seu supercílio. Ele disse que colocou em seu relatório que o Chile abandonou o campo.

Como punição, o Chile ficou impedido de disputar jogos oficiais por cinco anos e Rojas foi banido do esporte. Pouco tempo depois descobriu-se a identidade da pessoa que atirou o rojão. Era uma mulher, Rosenery Mello, que ficou conhecida como "a fogueteira do Maracanã".

Anos mais tarde Rojas voltou a trabalhar no futebol como preparador de goleiros e mais tarde como treinador do São Paulo.

Vidal Cavalcante-03.set.1989/Folhapress
O goleiro chileno Rojas no lance da farsa em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 1990
O goleiro chileno Rojas no lance da farsa em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 1990
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Tablet Tablet Diversos modelos e marcas a partir de 12x de R$ 24,92

Relógios Relógios Confira aqui! Vários modelos a partir de 6x de R$ 10,48

Câmera Digital | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página