Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2011 - 11h56

Com doping de atleta, equipe de florete não competirá no Pan

Publicidade

MARCEL MERGUIZO
ENVIADO ESPECIAL A GUADALAJARA

A equipe brasileira de florete --uma das três armas da esgrima-- não vai participar do Pan.

A decisão foi tomada pela direção técnica da esgrima em Guadalajara, após a paulista Taís Rochel, 27, ser flagrada em exame antidoping feito durante o Campeonato Brasileiro, no final de setembro, em Porto Alegre.

O anúncio do caso de doping foi feito ontem, mas Taís sequer viajou para o México. As competições de esgrima começam amanhã, segunda-feira.

"Fica difícil colocar uma atleta de outra arma [espada ou sabre] para competir", disse o chefe da equipe brasileira de esgrima no Pan, Giocondo Cezar Cabral.

As outras duas brasileiras inscritas no florete são Ana Beatriz Bulcão e Christine Botros.

Segundo Cabral, a equipe feminina de florete do Brasil tinha chance de medalha no Pan, assim como Taís Rochel.

A substância encontrada na urina de Taís foi o broncodilatador berotec, usado em crises de asma. Cabral afirmou que ela havia tomado o medicamento. Taís é líder do ranking brasileiro de florete, defende o Clube Pinheiros, de São Paulo, e está incluída no projeto da Petrobras, de incentivo ao esporte.

Segundo Cabral, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da Confederação Brasileira de Esgrima ainda não definiu data para julgar a atleta. "A punição deve ser de quatro meses", previu. Se confirmada sua previsão, Taís conseguirá disputar o Pré-Olímpico no Chile, em abril de 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página