Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2011 - 17h26

Rio lança candidatura do macaco muriqui a mascote dos Jogos-16

Publicidade

PAULA BIANCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O simpático e desconhecido macaquinho muriqui está prestes a se tornar o candidato oficial do Rio de Janeiro a mascote da Olimpíada de 2016. Ameaçado de extinção, o animal é dócil e tem entre suas principais características a atuação em equipe e o gosto por abraços, o que reforçaria sua identificação com os Jogos --em tupi-guarani, muriqui significa "povo manso da floresta".

Paulo B. Chaves/Creative Commons
Fêmea do macaco muriqui, encontrado principalmente na região serrana do Rio
Fêmea do macaco muriqui, maior primata das Américas, encontrado principalmente na região serrana do Rio

A candidatura conta com o apoio da EBX de Eike Batista e será lançada na quarta-feira no Rio pela secretaria estadual do ambiente e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Atualmente existem 1,3 mil macacos da espécie na natureza, podendo ser encontrados principalmente na região serrana do Rio. Maior primata das Américas, o muriqui atinge até 1,5 metro e 15 quilos e tem importância ecológica, por dispersar sementes pela floresta.

Entre as personalidades que torcem pela escolha do macaquinho estão os atores Camila Pitanga e Marcos Pasquim, além de Chico Buarque e do ex-ministro da cultura Gilberto Gil. O compositor inclusive cedeu os direitos da canção "Aquele Abraço" para a campanha.

A música foi escolhida devido aos hábitos sociais do muriqui, que adora abraçar intensamente, o que, de acordo com os organizadores, também remete a imagem hospitaleira dos cariocas.

O macaco hoje é símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco.

Ismar Ingber/AFP/COB
Imagem que representa o logo escolhido para o Rio-2016
Imagem que representa o logo escolhido para o Rio-2016
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página