Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2011 - 20h20

Cinco países levam só um ouro; 13 voltam sem nada do Pan

Publicidade

DE SÃO PAULO

Nem todos os países presentes no Pan de Guadalajara voltam para casa com a bagagem cheia de ouros, como americanos, cubanos, brasileiros, mexicanos e canadenses -- os primeiros do quadro geral. Cinco delegações têm de se contentar com apenas um ouro -- e agradecer justamente à performance de atletas em provas individuais.

Mario Castillo/Efe
O jamaicano Lerone Clarke comemora o ouro nos 100 m, com 10s01, apenas o 21º melhor tempo da prova no ano
O jamaicano Lerone Clarke comemora o ouro nos 100 m, com 10s01, apenas o 21º melhor tempo da prova no ano

Coincidentemente, três ouros deste quinteto saíram no atletismo.

Dono do recorde mundial, com 9s58, Usain Bolt não foi para os 100 m, mas o compatriota Lerone Clarke manteve a alcunha de "mais rápido" -- pelo menos do Pan -- com a Jamaica. Correu em 10s01, a 21º melhor marca da temporada, e faturou o ouro.

Donald Alexânder Thomas, depois de disputa acirrada com o equatoriano Diego Javier Ferrin, conseguiu o posto mais alto no salto em altura. A sexta melhor marca do ano, de 2,32 m, foi o suficiente para voltar a Bahamas mais vitorioso.

O costa-riquenho Nery Bernes Cardenas completa o trio com seu melhor tempo em 2011 (44s45) e a primeira medalha em evento de grande porte -- quinto no Mundial de Daegu (Coreia do Sul).

Os dois últimos ouros solitários foram comemorados por poucos.

As ilhas Cayman, com pouco mais de 41 mil habitantes, quebraram o recorde pan-americano nos 200 m livre. Brett Fraser superou a marca do brasileiro Gustavo Borges, de 1min48s49, em Mar del Plata-1995, e cravou 1min47s18 -- seguido pelo irmão Shaune.

Jorge Saenz/Associated Press
Ainda com a camisa da bandeira das Antilhas Holandesas, Marc de Maar comemora seu ouro no ciclismo
Ainda com a camisa da bandeira das Antilhas Holandesas, Marc de Maar comemora seu ouro no ciclismo

Ninguém, porém, bate Marc de Maar. O ciclista de rua conquistou, ao mesmo tempo, o último ouro das Antilhas Holandesas, separadas no último mês, e o primeiro de Curaçao, um dos dois novos territórios autônomos -- com cerca de 173 mil habitantes.

'FILHA ÚNICA'

De 42 países que participaram do Pan, 29 tiveram no mínimo uma medalha e, destes, três conseguiram apenas uma medalha, e graças a suas mulheres: El Salvador (prata no ciclismo), Guiana (bronze no squash) e Panamá (bronze na esgrima).

Os 13 países que voltaram para casa de mão vazias foram: Antígua e Barbuda, Aruba, Belize, Bermudas, Granada, Haiti, Honduras, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Nicarágua, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Suriname.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página