Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Pelo histórico, goleiros das Confederações correm mais risco de não ir à Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Se o passado for repetido, os goleiros Júlio César (Queens Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo), convocados nesta terça-feira pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações que inicia em junho, são os maiores ameaçados a não disputar a Copa do Mundo-2014.

A disputa deste ano é considerada um ensaio para o Mundial, muitos jogadores convocados pelas seleções tendem a estar no Mundial. No Brasil, isso funcionou em três das últimas quatro vezes, mas a lista da Copa sempre apresentou mudanças.

Levando-se em conta as edições 1997/1998, 2005/2006 e 2009/2010 da Copa das Confederações/Copa do Mundo, os goleiros são os que mais correm risco de ficar fora da disputa em 2014.

Somente uma única vez dois dos três goleiros convocados para o torneio teste foram chamados também para a Copa. Foi no Mundial passado, sob o comando de Dunga, que chamou Júlio César (titular) e Gomes para ambas as disputas. O terceiro arqueiro foi Victor (2009) e Doni (2010).

O técnico Carlos Alberto Parreira manteve apenas Dida (titular) entre os goleiros convocados em 2005 e 2006. No torneio teste havia chamado Gomes e Marcos. Depois, no Mundial, deu chance para Júlio César e Rogério.

Zagallo convocou só dois nomes --Dida e Rogério-- para a Copa das Confederações-1997. Repetiu Dida, chamou Taffarel (titular) e incluiu Carlos Germano entre os convocados para a Copa-1998.

EXCEÇÃO

Os torneios de 2001 e 2002 são exceção na escolha dos convocados porque houve troca de técnicos --Emerson Leão saiu e entrou Felipão-- e um acordo entre CBF e clubes para que os principais jogadores do país não fossem à Copa das Confederações.

Assim, a lista de Leão tinha nomes pouco conhecidos e Felipão aproveitou apenas quatro dos jogadores que participaram do evento teste: Dida (reserva no Mundial), Edmílson, Lúcio e Vampeta.

AMEAÇADOS

O atacante é outro setor que costuma ter mudanças, mas em menor escala em relação aos goleiros. Geralmente o banco muda, mas os titulares permanecem.

Em 1997/1998, a novidade foi a saída de Romário (estava na Copa das Confederações) para a entrada de Edmundo (no Mundial). Mas isso ocorreu por causa de uma lesão do atacante, então titular, não por escolha técnica.

Os outros nomes do ataque foram mantidos: Bebeto, Denílson e Ronaldo.

Em 2005/2006, Parreira repetiu Adriano e Robinho nas duas disputas, mas levou ao Mundial Fred e Ronaldo, e cortou Ricardo Oliveira --ele havia chamado apenas três atacantes para a Copa das Confederações.

Em 2009/2010, Dunga fez como Zagallo e mudou apenas um nome. Levou Grafite ao Mundial e cortou Alexandre Pato, que estava na Copa das Confederações. Os outros três avantes permaneceram --Luis Fabiano, Nilmar e Robinho.

VEJA AS MUDANÇAS DO TORNEIO TESTE PARA O MUNDIAL

Copa das Confederações-2009 e Copa do Mundo-2010
BRASIL (técnico Dunga)
Dos 23 convocados, 18 estiveram em ambos os torneios --Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Felipe Melo, Elano, Gilberto Silva, Luis Fabiano, Kaká, Robinho, Daniel Alves, Gomes, Luisão, Nilmar, Júlio Baptista, Ramires, Kleberson e Josué

Copa das Confederações-2005 e Copa do Mundo-2006
BRASIL (técnico Carlos Alberto Parreira)
Dos 23 convocados, 14 estiveram em ambos os torneios --Adriano, Cicinho, Dida, Emerson, Gilberto, Gilberto Silva, Juan, Juninho Pernambucano, Kaká, Lúcio, Luisão, Robinho, Ronaldinho e Zé Roberto

Copa das Confederações-2001 e Copa do Mundo-2002
BRASIL (técnico Emerson Leão em 2001; Luiz Felipe Scolari em 2002)
Dos 23 convocados por cada um, apenas quatro estiveram em ambos os torneios --Dida, Edmilson, Lúcio e Vampeta

Copa das Confederações-1997 e Copa do Mundo-1998
BRASIL (técnico Zagallo)
Dos 20 jogadores**, 15 estiveram em ambos os torneios --Aldair, Bebeto, Cafu, César Sampaio, Denílson, Dida, Doriva, Dunga, Gonçalves, Júnior Baiano, Leonardo, Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldo e Zé Roberto

**Foram 20 jogadores para a disputa em 1997, mas 22 jogadores para o torneio em 1998
*Brasil não participou das edições de 1992 e 1995 da Copa das Confederações, só nos Mundiais de 1994 e 1998. A seleção disputou ainda as edições de 1999 e 2003 do torneio teste, que não foram consideradas na relação acima

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página