Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Vice da CBF usa Brasil x Inglaterra para estreitar relação com deputados

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O deputado federal Vicente Candido (PT-SP) trabalhou essa semana para o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, visando a presença de parlamentares no jogo do Brasil contra a Inglaterra, domingo, no Maracanã.

Candido, mesmo em meio à participação em eventos em São Paulo e a tentativa de libertação dos corintianos presos na Bolívia, contatou membros da Câmara para a viagem ao Rio de Janeiro. Porém, em função de compromissos familiares, ele não deve ver a partida in loco.

"Desde terça-feira à noite estava o burburinho. O Vicente é tido como o homem da Fifa, tem todo um aparato", disse um deputado que pediu para não ter seu nome revelado.

Del Nero está no Congresso da Fifa, em Maurício (África), que termina nesta sexta-feira. Entre os temas em discussão, há a limitação da reeleição de dirigentes à frente das entidades organizadoras do futebol. Ele defende pelo menos 12 anos (três ciclos administrativos) de trabalho para um mandatário.

Reinaldo Canato - 13.mai.13/UOL/Folhapress
O presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice, Marco Polo Del Nero, no concurso Gata do Paulistão
O presidente da CBF, José Maria Marin (à dir.), e o vice, Marco Polo Del Nero, no concurso Gata do Paulistão

A posição é semelhante à manifestada publicamente por Joseph Blatter, presidente da Fifa. Blatter tenta ainda impedir um teto máximo de idade para o exercício do cargo principal nas entidades organizadoras de futebol.

A aproximação de Del Nero com deputados segue a linha de Ricardo Teixeira ao longo de anos no comando da CBF. Ela se deve ao interesse na aprovação da isenção de dívidas dos clubes (INSS e FGTS), que confirma o fracasso do Refis e da Timemania.

A ideia é capitaneada por Cândido, vice-presidente da FPF e sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da entidade e vice-presidente da CBF, em um escritório de advocacia.

O deputado é autor de um anteprojeto de lei que prevê a isenção, nomeado de Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos), base para o texto de uma Medida Provisória elaborada pelo ministério dos Esportes. Para ele, com a anistia, os clubes de futebol terão condições de criar e revelar atletas de várias modalidades.

Mas a procura de Del Nero por parlamentares aliados vai além disso. Como candidato a substituir José Maria Marin na Confederação Brasileira de Futebol, ele quer também barrar a intenção do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e do deputado federal Romário (PSB-RJ) de que o Congresso intervenha ou fiscalize temas próprios da entidade.

Rebelo se voltou contra José Maria Marin, presidente da CBF, depois que um vídeo vazou na internet. Nele, Marin critica o ministro dos Esportes. Candido intervém para a reconciliação entre as partes a assim fazer valer o Proforte.

GOVERNADOR DO RIO

O governador do Rio, Sérgio Cabral, enviou carta-convite para deputados assistirem ao jogo Brasil x Inglaterra, domingo, no Maracanã. Com ingressos a serem retirados no Palácio Guanabara.

"É para ficar no esquema de luxo da Fifa no Maracanã, em uma área nobre", ressaltou outro deputado ouvido pela Folha, que também não quis se expor publicamente.

O governo do Rio confirmou os convites.

VOO DA ALEGRIA

A CBF vai aproveitar a abertura da Copa das Confederações para agraciar presidentes de federações estaduais. A cúpula da entidade convidou 27 cartolas para um "voo da alegria". O pacote inclui passagem aérea para o dirigente e um acompanhante, hospedagem em hotel cinco estrelas e ingressos VIP para o jogo contra o Japão, no dia 15, no estádio Mané Garrincha.

A programação terá ainda um jantar com o presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice, Marco Polo del Nero. A viagem bancada pelos dirigentes é uma demostração de força da atual diretoria para a próxima eleição da CBF, que deve ser em abril. Os presidentes de federações são maioria no colégio eleitoral da entidade.

Zanone Fraissat - 10.fev.13/Folhapress
Marco Polo Del Nero e a namorada Carolina Galan no desfile das escolas de samba na Sapucaí
Marco Polo Del Nero e a namorada Carolina Galan no desfile das escolas de samba na Sapucaí
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página