Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Neymar volta a marcar, e Brasil vence na estreia da Copa das Confederações

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O Brasil estreou com vitória na Copa das Confederações ao derrotar o Japão por 3 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, neste sábado. Antes de a bola rolar, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada por três vezes durante seu discurso inaugural na arena que custou R$ 1, 2 bilhão.

O atacante Neymar marcou o primeiro gol aos 3min de jogo. Ele aproveitou uma ajeitada de peito de Fred e acertou o ângulo de Kawashima. O jogador não marcava desde o amistoso contra o Chile, no Mineirão, no dia 24 de abril. Foram nove partidas --incluindo sete pelo Santos -- em branco. Nesta tarde, o ex-santista foi eleito o melhor atleta do confronto.

No segundo tempo, aos 2min, o volante Paulinho ampliou a vantagem. Após receber um cruzamento rasteiro na área, o atleta dominou, girou e bateu de direita para superar o goleiro japonês. Já nos acréscimos, Jô fez o terceiro.

Com o resultado, a seleção brasileira soma três pontos e larga na frente no Grupo A do torneio. México e Itália farão a outra partida da chave, neste domingo, às 16h, no Maracanã.

O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, às 16h, para enfrentar os mexicanos no Castelão, em Fortaleza.

O JOGO

O técnico Luiz Felipe Scolari conseguiu repetir uma escalação pela primeira vez em sua segunda passagem pela seleção. Ofensivo, o time foi escalado em um 4-3-3.

O treinador italiano Alberto Zaccheroni, do Japão, também armou sua equipe no ataque. O esquema escolhido foi o 4-2-3-1.

Quando o árbitro português Pedro Proença autorizou o início do confronto, o Brasil tentou sufocar o rival. A pressão inicial deu resultado logo aos 3min.

Marcelo lançou Fred na meia-lua. O centroavante ajeitou de peito, sem querer, e Neymar pegou de primeira para acertar o ângulo do goleiro japonês Kawashima. Brasil 1 a 0.

Depois do gol, a seleção deu uma relaxada e permitiu o crescimento do Japão. Honda era o jogador mais perigoso. Em duas oportunidades, ele assustou Julio Cesar.

O Brasil só voltou a incomodar aos 39min, quando Hulk chutou com força pela rede do lado de fora.

Na etapa final, aos 2min, Daniel Alves cruzou rasteiro na área, o volante Paulinho dominou, girou e bateu para a meta. A bola passou por baixo de Kawashima, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o segundo gol brasileiro.

Zaccheroni não esperou muito para mexer no Japão. Sacou Kiyotake e colocou Maeda aos 5min.

Com 2 a 0 no placar, a seleção administrou a vantagem. Passou a esperar o adversário para apostar nos contra-ataques. Lucas entrou no lugar de Neymar aos 28min. Hernanes e Jô também entraram na partida nas vagas de Hulk e Fred.

Após segurar o ataque japonês com relativa tranquilidade, o Brasil ainda chegou ao terceiro gol. Oscar fez bela jogada no meio de campo, gingou na frente de seu marcador e serviu Jô na área. Livre, ele bateu na saída do goleiro rival.

SUSTO

O voluntário Luis Daniel da Silva, 51, teve um infarto agudo do miocardio quando estava no estádio. Ele foi levado ao Hospital de Base e foi realizada uma angioplastia primária. Segundo os médicos, ele passa bem.

Arte/Folhapress

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página