Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

África do Sul perde e está eliminada da Copa do Mundo

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A África do Sul, sede da última Copa do Mundo, está fora do Mundial no Brasil. A seleção foi derrotada neste domingo pela Etiópia por 2 a 1, fora de casa, e não tem mais chances de classificar à competição.

Desde o México na Copa de 1970, o país a sediar o mundial anterior não perdia, em campo, a classificação para o Mundial seguinte.

Com a vitória, a Etiópia chegou a 13 pontos no Grupo A e garantiram vaga na fase final das eliminatórias, enquanto os sul-africanos pararam nos oito pontos, faltando apenas uma rodada para o término da fase de classificação. A seleção etíope nunca se classificou para uma Copa em sua história.

Simon Maina/AFP
Anele (esq.) disputa a bola com Said durante partida entre Eitópia e África do Sul, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014
Anele (esq.) disputa a bola com Said durante Eitópia x África do Sul, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014

Pelo Grupo C, a Costa do Marfim confirmou a liderança com 13 pontos e obteve a vaga à fase final, após vencer a Tanzânia por 4 a 1, fora de casa. Com quatro participações em Copas, o Marrocos não tem mais chances de classificação, mesmo após ter vencido Gâmbia por 2 a 0, em casa, no sábado.

Outra seleção que obteve vaga antecipada ao mata-mata das eliminatórias africanas foi o Egito, que venceu o Moçambique por 1 a 0, fora de casa. Com o resultado, os egípcios foram a 15 pontos no Grupo G e não podem mais ser ultrapassados pela seleção de Guiné, que tem sete pontos e duas partidas ainda por jogar.

Mais tarde saiu mais uma classificada ao mata-mata. Pelo Grupo H, a Argélia venceu Ruanda fora de casa por 1 a 0, foi a 12 pontos e se beneficiou do empate por 2 a 2 entre Mali e Benin. A seleção malinesa foi a oito pontos e não pode mais alcançar os argelinos.

As quatro seleções se juntam à Tunísia, que já havia se classificado na rodada anterior como líder do Grupo B. Neste domingo, os tunisianos empataram fora de casa com a Guiné Equatorial por 1 a 1.

Tony Karumba/AFP
Yaya Touré se prepara para chutar a bola em partida contra a Tanzânia, válida pelo Grupo C das eliminatórias africanas
Yaya Touré se prepara para chutar a bola em partida contra a Tanzânia, válida pelo Grupo C das eliminatórias africanas

CHAVES INDEFINIDAS

A seleção de Camarões empatou sem gols fora de casa com a República Democrática do Congo e vai precisar vencer o seu último compromisso para avançar de fase. A Líbia lidera o Grupo I com nove pontos, dois a mais que os camaroneses, que estiveram em seis Copas.

Pelo Grupo J, Senegal bateu a Libéria por 2 a 0, fora de casa, foi a nove pontos e ultrapassou Uganda, que tem oito, na briga pela vaga única na fase final. As duas equipes se enfrentam em Senegal na última rodada. Liberianos e a seleção de Angola estão fora.

Outras três chaves ainda estão indefinidas. No Grupo D, Gana lidera com 12 pontos, um a mais que Zâmbia. Congo está na frente no E com dez pontos, um a mais que Burkina Fasso, vice-campeão da Copa Africana de Nações deste ano. No Grupo F, a Nigéria mantém a ponta com nove pontos, dois a mais que Malaui. Ainda resta uma rodada para terminar a fase de classificação.

O campeão das dez chaves das eliminatórias africanas garantem vaga no mata-mata. Nesta etapa, as seleções são divididas em cinco grupos e jogam entre si em partidas de ida e volta. Os vencedores dos duelos garantem vaga na Copa.

Segunda a Fifa, o sorteio dos cinco confrontos diretos que definirão os representantes da África no Brasil acontecerá no dia 16 de setembro na sede da Confederação Africana de Futebol no Cairo, Egito.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página