Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

África do Sul repete tropeço que não acontecia em Copas há 40 anos

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Havia 40 anos que o país sede da última Copa do Mundo não perdia, em campo, a classificação para o Mundial posterior. O tropeço histórico foi repetido pela África do Sul, neste domingo.

Simon Maina/AFP
O sul-africano Calvin Anele (esq.) disputa bola com o etíope Saladin Said pelas eliminatórias africanas da Copa-2014
O sul-africano Calvin Anele (esq.) disputa bola com o etíope Saladin Said pelas eliminatórias africanas da Copa-2014

Os sul-africanos, que organizaram a Copa em 2010, estão fora das eliminatórias rumo ao Brasil, após derrota por 2 a 1 para a Etiópia, fora de casa, e não têm mais chances de classificar para o torneio de 2014.

O último país a falhar dessa maneira foi o México, sede em 1970 e fora do Mundial de 1974, depois de vexame nas eliminatórias.

Na disputa da América do Norte e América Central para ir àquela Copa, o Haiti carimbou o passaporte para a Alemanha aproveitando a fase ruim do México, que não costumava dar chance aos adversários.

Os mesmos mexicanos também ficaram fora da Copa de 1990 (haviam organizado a de 1986), mas, nesse caso, não foram para a Itália devido a uma punição imposta pela Fifa. Assim, ficaram fora até mesmo das eliminatórias.

O escândalo dos Cachirules ocorreu em 1988, quando descobriu-se que a seleção juvenil mexicana tinha pelo menos quatro jogadores acima da idade na disputa das eliminatórias para o Mundial sub-20 de 1989. A investigação resultou em uma punição internacional de dois anos a todas seleções do México.

CRISE EUROPEIA

Antes dos mexicanos em 1974, outras duas seleções europeias também perderam em campo a classificação para uma Copa do Mundo depois de organizar o Mundial quatro anos antes.

A Suécia, vice-campeã e sede em 1958, foi eliminada em um confronto equilibrado com a Suíça nas eliminatórias.

A mesma Suíça, anfitriã em 1954, foi a última colocada em seu grupo nas eliminatórias para o Mundial de 1958.

No Mundial do Brasil, em 1950, apenas 13 seleções disputaram o título devido à ausência de países do Leste Europeu e a uma série de desistências, especialmente as de Argentina e França --esta última em protesto contra um itinerário que envolveria uma viagem de 3.500 km entre uma partida e outra, segundo a Fifa. Os franceses haviam organizado a Copa anterior, em 1938, a última antes da Segunda Guerra Mundial.

Já o Uruguai, então primeiro campeão do mundo, foi a ausência mais sentida entre os participantes da Copa de 1934. A Celeste Olímpica se recusou a participar em retaliação contra a desistência italiana em 1930. A edição de 1934 acabou sendo a única Copa do Mundo em que o campeão não defendeu o seu título.

A Espanha, atual campeã mundial, ainda não tem assegurada a participação na Copa de 2014, mas lidera seu grupo nas eliminatórias europeias rumo ao Brasil.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página