Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ao menos 18 ficam feridos em confrontos entre manifestantes e policiais em Fortaleza

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Ao menos 18 pessoas ficaram feridas --15 manifestantes e três policiais-- em confrontos entre manifestantes e a polícia antes, durante e depois da partida entre Brasil e México, realizada nesta quarta na Arena Castelão, em Fortaleza.

A Polícia Militar informou que seis pessoas foram detidas por atirarem pedras nos policiais.

O conflito começou por volta de 12h30, quando o número de manifestantes passava de 10 mil. Estudantes e integrantes de movimentos sociais protestavam contra os gastos para a Copa.

Antes do jogo, o protesto rompeu grades que a PM havia montado numa avenida que dá acesso à Arena Castelão, a 2 km do estádio.

A polícia usou balas de borracha, gás lacrimogêneo e spray de pimenta para conter a manifestação, que tentava se aproximar do estádio. Participantes do protesto reagiram atirando pedras e objetos contra os policiais.

Um carro da agência de trânsito de Fortaleza foi virado e incendiado.

Muitos torcedores tiveram de passar pelo protesto para chegar ao estádio. Não houve hostilidade por parte dos manifestantes, mas alguns torcedores acabaram sendo atingidos pelo gás lacrimogêneo usado pela PM.

Durante o ato, foram exibidas faixas com frases contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a Fifa. Em um muro, os manifestantes escreveram "Copa: dinheiro público, lucro privado".

No momento em que o jogo começava, os manifestantes montaram uma barricada com pedras, paus e tijolos para impedir o trânsito de veículos na região do Castelão. Outros quebraram vidros e saquearam a loja de um posto de combustível.

No final do jogo, houve novo confronto quando a polícia voltou a usar armas para abrir caminho aos torcedores na saída, segundo o analista de sistemas Luiz Armando Contarini, 52, que protestava na avenida Paulino Rocha.

Ferido na perna por uma bomba de gás que o atingiu diretamente, ele levou oito pontos na perna esquerda. Ele foi um dos atendidos no posto de saúde montado no estádio.

"Caí no chão e ainda fui atingido por três balas de borracha", disse ele, que acusou a PM de agir com truculência sem necessidade.

Policiais afirmaram que os manifestantes estavam atirando paus e pedras e que, por isso, foi necessário dispersá-los.

DRIBLE NA FIFA

Dezenas de torcedores burlaram a regra da Fifa e também fizeram manifestações dentro do Castelão antes do início do jogo. Cartazes traziam dizeres como: "Esse protesto não é contra a seleção, mas sim contra a corrupção! #ogiganteacordou".

Antes da partida, a Fifa lembrou que manifestações políticas dentro dos estádios são proibidas.

"Dentro do estádio há um código de conduta, está escrito nos ingressos e nos guias que publicamos. É aplicado em grandes eventos esportivos no mundo inteiro", disse o porta-voz da entidade, Pekka Odriozola.

A Globo, emissora que detém os direitos de transmissão, mostrou os cartazes.

No domingo, na primeira partida no Maracanã, entre Itália e México, uma faixa com a inscrição "Fair play governo" foi retirada da arquibancada.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página