Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Quadras de escolas de samba lotam com Copa das Confederações

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A oito meses do Carnaval, a Copa das Confederações está fazendo "bombar" as quadras de escolas de samba do Rio de Janeiro, que têm ficado lotadas de turistas brasileiros e estrangeiros. Algumas delas anteciparam o início dos ensaios para aproveitar o público que foi para a cidade para acompanhar as partidas do eventos.

O Salgueiro, tradicional agremiação da zona norte do Rio e campeã pela última vez em 2009, começou a ensaiar em junho há cinco anos para atrair os visitantes das férias de meio de ano, inclusive os do hemisférios norte, cujas férias de verão coincidem com a nossa temporada de inverno.

A presidente da escola, Regina Celi Fernandes, disse à Folha, porém, que nunca viu a quadra tão cheia nesta época do ano como neste ano graças à Copa das Confederações.

"Temos recebido mais de 200 turistas estrangeiros por noite, que se somam ao 'povo do samba' e aos turistas brasileiros, que não vêm em excursões", disse.

Segundo ela, os estrangeiros são "sempre os mais animados e os primeiros a chegar". "Se eu abrisse a quadra às 21h, eles já estariam aqui", diz. Os ensaios acontecem todos os sábados e começam às 22h.

Pedro Soares/Folhapress
Quadras de escolas de samba no Rio lotam com Copa das Confederações
Quadra da Viradouro repleta durante a Copa das Confederações

Na estreia da atual temporada, no dia 1º deste mês, o público superou 6.000 e não havia espaço nem para se movimentar direito na quadra que conta com ar condicionado. Foi o maior público já registrado pela escola nesse período do ano. "Nunca tivemos a quadra tão cheia em julho".

Um dos trunfos da agremiação é convidar outras escolas, que trazem seus torcedores. Na estreia, estiveram na quadra do Salgueiro a atual campeã do Carnaval, a Vila Isabel, e a Império da Tijuca, escola que venceu no grupo de Acesso e desfilará pelo Especial em 2014. As três são da chamada "grande Tijuca" e suas sedes são próximas. Outro atrativo é o preço: apenas R$ 10 de entrada.

Já no último final de semana as convidadas foram Unidos da Tijuca, campeã em 2010 e 2012, e Viradouro (escola atualmente no grupo de acesso, mas que já foi campeã do Especial em 1997). O público também foi grande: 5.500 pessoas.

"Viemos em um grupo de nove pessoas e estou muito feliz. Nunca vi nada igual. É muita emoção estar aqui e poder sambar e ver essas lindas mulheres", disse o mexicana Ruiz Martinez, que vive em Vera Cruz e estava pela primeira vez para seu país jogar pela Copa das Confederações.

Ele esteve no ensaio de sábado passado. Numa empolgação pouco comum, ficaram até o final, por volta das 5h. No domingo, iam acompanhar a partida do México contra a Itália. Talvez a mesma alegria não tenha se repetido ao fim do jogo, vencido por 2 a 1 pelos italianos.

Neste sábado, as convidadas são Imperatriz Leopoldinense e Porto da Pedra (grupo de acesso) e um bom público é esperado em parte porque alguns torcedores que vieram para o jogo entre Espanha e Taiti, na quinta-feira, permanecem na cidade. No dia 29, véspera da final da competição, a convidada será a Portela. Os ensaios nesse formato vão até o final de julho.

De olho nos turistas que vieram para a Copa das Confederações e se instalaram na barra da Tijuca (zona oeste), a Mocidade Independente de Padre Miguel, também da zona oeste, lançou neste ano sua temporada de ensaios antecipados, com início em junho também. Com a sua nova quadra construída pela prefeitura e mais bem localizada (às margens de avenida Brasil), a escola também recebe bom público e tem tido bom público.

Outras escolas como Unidos da Tijuca e Vila Isabel também realizam neste mês eventos como pagodes e feijoadas em suas quadras para aproveitar o público do evento esportivo.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página