Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ato em Minas reúne 66 mil e acaba com feridos, depredação e furtos

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O entorno do Mineirão, em Belo Horizonte, onde Japão e México se enfrentaram pela Copa das Confederações, transformou-se no cenário dos confrontos mais violentos neste sábado em todo o país. Segundo a polícia, 66 mil manifestantes foram às ruas.

A multidão marchou do centro da capital até a Pampulha sem registrar incidentes, até que um grupo tentou furar o bloqueio e chegar ao Mineirão, por volta das 16h, horário do início do jogo.

Pedras e fogos de artifício foram lançados --uma pedra feriu o rosto de um policial. Objetos arremessados, como bolas de sinuca, chegaram a rachar alguns escudos utilizados por policiais.

O cordão de isolamento, composto por Tropa de Choque e Cavalaria da PM, com reforço da Força Nacional, respondeu com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Foi o início de um confronto que durou quase três horas nas vias do entorno, resultando em depredações, ao menos um detido e 14 manifestantes feridos atendidos no hospital Risoleta Neves.

Dois dos feridos caíram do viaduto José Alencar, onde um acidente igual ocorreu no ato anterior. Quatro foram feridos com gravidade, incluindo os dois que sofreram a queda e uma mulher atingida por bala de borracha no rosto. Nenhum deles corre risco iminente de morte.

Entre os policiais, o saldo foi de cinco feridos, segundo o tenente-coronel Alberto Luiz. "A PM não desejava confronto. Para o próximo jogo no Mineirão [no dia 26, com a seleção brasileira], estamos preparados com 2.500 homens para atuar no estádio e mais 11 mil para serem acionados", disse.

Segundo nota do comando da PM, "um expressivo grupo de vândalos se infiltrou no meio dos manifestantes" e atirou "uma grande quantidade de bombas caseiras".

Ao menos seis concessionárias e três agências bancárias foram depredadas ao longo da avenida Antonio Carlos, uma das principais da cidade. Uma loja da Hyundai foi invadida e teve computadores furtados. Por precaução, as concessionárias da região já haviam retirado os carros das vitrines mais cedo.

Torcedores estrangeiros que saíam a pé do estádio filmavam o rastro de destruição.

Um trator utilizado nas obras do BRT (sistema de transporte rápido por ônibus, o "Bus Rapid Transit") foi incendiado. As telas que cercam a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foram cortadas. A Força Nacional agora faz a segurança do câmpus.

Ao longo do dia, três rodovias em Minas foram bloqueadas por manifestantes. A BR-040 permanecia fechada em dois pontos até por volta das 19h30, em Sete Lagoas e em Paraopeba, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Depois das batalha no entorno do estádio, parte do grupo foi até o centro da cidade, onde atiraram pedras nos carros que cruzavam as ruas e saqueou lojas da região.

A polícia dispersou os vândalos com bombas de gás por volta das 20h30.

Segundo o tenente-coronel Alberto Luiz, 20 pessoas foram presas na noite deste sábado. Destas, 15 foram detidas por participarem de saques e depredações no centro da cidade.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página