Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Título redime base formada por Mano Menezes

Mais opções

O quarto título do Brasil na Copa das Confederações, conquistado neste domingo, no Maracanã, após vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, é a redenção de uma seleção desacreditada, cuja base foi montada por Mano Menezes, demitido do comando técnico em novembro.

Dos 23 convocados por Felipão para o torneio, apenas três --Dante, Felipe Luís e Jô-- nunca foram chamados pelo seu antecessor.

Da última convocação de Mano, em novembro, para amistoso contra a Colômbia, dez foram campeões neste domingo: Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Rever, Thiago Silva, Paulinho, Oscar, Hulk, Lucas e Neymar.

Já os que estrearam com a camisa amarela sob o comando de Mano somam 13 no atual elenco: Jefferson, Diego Cavalieri, David Luiz, Jean, Réver, Fernando, Oscar, Luiz Gustavo, Paulinho, Jadson, Lucas, Neymar e Bernard.

"É natural que todos os técnicos deixem um pouco de seu trabalho para o próximo. É natural também que se aproveite muito do trabalho anterior. Vou usar o que foi feito pelo Mano e depois posso modificar algumas coisas que, na minha cabeça, devem ser melhoradas", afirmou Scolari na entrevista coletiva após sua primeira convocação.

Na época, Felipão utilizou 12 jogadores que apareceram na última lista de Mano.

MANO MENEZES

Mano Menezes dirigiu em seleção de 2010 a 2012. Fez 40 jogos, com 27 vitórias, seis empates e sete derrotas --72% de aproveitamento. As derrotas foram para a Argentina (3), México (2), França e Alemanha.

Para as 40 partidas, Mano convocou 102 jogadores. Dunga, seu antecessor, chamou 85 nomes entre o Mundial da Alemanha (2006) e o da África do Sul (em 2010).

O atual técnico do Flamengo fracassou em duas competições oficiais com a seleção brasileira: foi eliminado nas quartas de final da Copa América e ficou com a medalha de prata na Olimpíada de Londres.

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página