Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Taffarel lembra de 94 e apoia dura de Felipão contra Julio César e Luiz Gustavo

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Na linha do pensamento do técnico Luiz Felipe Scolari, o ex-goleiro Taffarel declarou que a sua decisão de mudar de clube para que pudesse jogar com mais frequência antes da Copa de 1994 foi determinante para o seu sucesso naquele torneio.

Felipão -que hoje às 15h45 comanda a seleção contra a Suíça em amistoso- destacou, em entrevista dada ontem, a relevância dos jogadores atuarem pelas suas equipes nesse período que antecede ao Mundial do Brasil sob o risco de não disputarem a Copa de 2014.

"No meu caso, jogar como titular [antes da Copa dos Estados Unidos] foi muito importante", disse Taffarel para a Folha.

Sem espaço no Parma, time que crescia no cenário italiano, ele preferiu ir para uma equipe menor, a Reggiana, em 1993. O clube de Reggio Emilia havia chegado à primeira divisão da Itália, fato que não acontecia desde a década de 20. A meta, então, era não cair.

"Além de jogar sempre, eu estava em uma equipe pequena que lutava todo domingo para permanecer na Série A. Tinha que dar sempre o meu máximo. Fiz um baita de um ano", afirmou.

Taffarel comentou que não era utilizado no Parma, pois havia um limite de estrangeiros que a equipe podia escalar por partida no Campeonato Italiano. E o clube preferia usar jogadores de linha. "Fui sacrificado."

O ex-atleta lembrou que em 1993, antes de mudar de clube, o seu posto na seleção brasileira, comandada por Carlos Alberto Parreira, ficou ameaçado pelo fato de ele ter virado reserva no Parma.

"Na Copa América do Equador [em 1993], eu não estava bem preparado. Eles [da comissão técnica] me falaram isso, e eu concordei. Perdi a posição naquele torneio", disse o ex-jogador.

Depois, voltou a ser bancado por Parreira como titular na seleção e foi figura importante na campanha vitoriosa do tetracampeonato da seleção nos Estados Unidos.

Atualmente, Taffarel é preparador de goleiros do Galatasaray, na Turquia. Ele elogiou bastante o goleiro Júlio César, atual arqueiro titular do Brasil.

"Está muito bem. Voltou a dar confiança para os torcedores da seleção. Foi uma boa escolha do Felipão. É um goleiro experiente."

Só que Scolari está preocupado com a indefinição vivida por Júlio César neste momento. O goleiro é ligado ao QPR, time que vai jogar a segunda divisão do Campeonato Inglês, mas pretende mudar de equipe.

O treinador disse preferir que Júlio César jogue "até na décima divisão" a ficar parado.

"Conheço pouco da Inglaterra, mas importante é jogar, né? Isso independentemente de qual for divisão. Vai jogar na segunda divisão do Brasil para ver como é difícil. Mas cada caso é diferente ", declarou Taffarel.

17.jul.94/Folhapress
Taffarel defende o pênalti cobrado pelo italiano Massaro na final da Copa de 1994
Taffarel defende o pênalti cobrado pelo italiano Massaro na final da Copa de 1994
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página