Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Sauipe inaugura arena de R$ 14 mi, mas sorteio da Copa deve ser em tenda provisória

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Bancado pelo maior fundo de pensão do país, ao preço de R$ 14 milhões, a Arena Sauipe foi inaugurada neste sábado (24) no complexo hoteleiro de Costa do Sauipe, a 76 km de Salvador, com o slogan "o hexa começa aqui".

A frase faz referência ao sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014, que no dia 6 de dezembro acontecerá no resort. O evento, porém, não deverá ser feito na nova construção.

"A tendência é que o sorteio propriamente dito, o lugar onde se vai tirar as bolinhas, aconteça numa das tendas que serão montadas até novembro, em estruturas provisórias", afirmou o secretário do Mundial na Bahia, Ney Campello.

Segundo ele, é necessário um espaço para 5.000 pessoas sentadas, enquanto na arena cabem 3.500. Além disso, precisaria haver um lugar para os equipamentos da transmissão do evento, com uma audiência estimada em 2 bilhões de pessoas no mundo pela Fifa.

Para a Arena Sauipe estão previstos os centros de mídia e dos patrocinadores da entidade que controla o futebol.

Ricardo Trade, principal executivo COL (Comitê Organizador Local da Copa), afirmou que o martelo será batido em setembro.

Diretor-presidente da Costa de Sauipe, Guilherme Martini afirmou que o acerto foi que o complexo inteiro ficasse à disposição da Fifa, e não somente a arena. Além disso, disse que o lugar não foi idealizado exclusivamente para o sorteio, e sim para se tornar "o maior espaço de eventos em um resort no país".

O secretário Ney Campello reforça o discurso e diz que outras áreas serão utilizados na semana do sorteio, como 800 apartamentos para convidados e jornalistas.

O investimento foi feito pela Previ --fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil--, única acionista do complexo localizado em Mata de São João, no litoral norte baiano, também sede de vilas turísticas como Praia do Forte e Imbassaí.

A ideia é contar com um espaço permanente de eventos no local. Em fevereiro, uma estrutura temporária que vinha sendo erguida para abrigar um encontro regional de gerentes do Bradesco desabou, matando um operário e deixando outros 49 feridos.

A Folha apurou que a escolha da Bahia para o sorteio é uma espécie de compensação a pedidos negados ao governo Jaques Wagner (PT) para sediar o jogo de abertura da Copa e uma partida da seleção.

O sorteio será o momento em que as 32 seleções classificadas para o Mundial conhecerão seus adversários, as datas dos jogos e as cidades das partidas.

Idealizado pela construtora Odebrecht, no início da década de 1990, o complexo foi aberto em 2000 e passou por uma reformulação no modelo de negócio em 2010, com a saída das redes estrangeiras Sofitel, Marriott e SuperClubs e Pestana da operação.

Desde então, todos os seus 1.564 quartos são administrados de maneira 100% nacional pela Sauipe S/A, que é controlada pela Previ.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página